dc.creator | Gonçalves, Angélica Ilha | |
dc.date.accessioned | 2021-07-06T18:09:31Z | |
dc.date.available | 2021-07-06T18:09:31Z | |
dc.date.issued | 2013-03-01 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/21318 | |
dc.description.abstract | The growth of undergraduate distance courses is the evidence of a new scenario in
Brazilian education. This is a reflection of the global trend in enabling different ways
for people to continue their studies. However, many questions arise about the
process of teaching / learning, such as profile of students, the qualification of
teachers for Distance Education (DE), available resources in the environment,
interaction, among others. When it comes to an undergraduate degree in a foreign
language, these concerns also involve questions related to oral production, as it is
one of the skills to be developed in the virtual environment. Thinking of these
problems and that the teaching / learning of a foreign language occurs through the
interaction between agents, this study aimed to investigate the beliefs of trainer
teachers and tutor teachers about the interaction for the development of oral
production in two courses of Spanish / DE, of two Brazilian public universities in the
southern region of Brazil. Thus, the methodology used in this work is based on the
contextual approach of the studies of beliefs (BARCELOS, 2001), which supposes
the use of different instruments in order to triangulate data. Therefore, the study
included the participation of five teachers; three from the university A and two from
the University B, and the data collection was carried out through questionnaires,
semi-structured interviews and observation. From the information obtained, we
carried out a qualitative analysis seeking the points of convergence and / or
divergence of beliefs about the assignments, oral production and interaction in DE.
Thus, it was found that although teachers have different roles in DE, this is not an
indication that the beliefs of teachers and tutors will be distinct. Moreover, the
experience of teachers with present classroom education and distance education
influence their beliefs about interaction and oral production. Finally, the action of
teachers in the subjects and their beliefs of learning can lead to a change in their
beliefs, as could be seen in university B. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Crenças | por |
dc.subject | Professores | por |
dc.subject | EaD | por |
dc.subject | Produção oral | por |
dc.subject | Interação | por |
dc.subject | Beliefs | eng |
dc.subject | Teachers | eng |
dc.subject | DE | eng |
dc.subject | Oral production | eng |
dc.subject | Interaction | eng |
dc.title | Crenças de professores de espanhol sobre interação e oralidade na EaD | por |
dc.title.alternative | Spanish teachers´s beliefs on interaction and orality in ed | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O crescimento dos cursos de graduação a distância é a evidência de um novo
cenário na educação brasileira. Esse é um reflexo da tendência mundial em
possibilitar diferentes meios para que as pessoas possam dar continuidade a seus
estudos. No entanto, diversos questionamentos surgem com respeito ao processo
de ensino/aprendizagem, tais como perfil dos acadêmicos, qualificação dos
professores para trabalhar com Educação a Distância (EaD), recursos disponíveis
nos ambientes, interação, entre outros. Quando se trata de um curso de graduação
em uma língua estrangeira, essas preocupações voltam-se também para a questão
relacionada com a produção oral, pois é uma das habilidades a ser desenvolvida no
meio virtual. Pensando nessa problemática e tendo em vista que o
ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira ocorre pela interação entre seus
agentes, esse trabalho teve por objetivo investigar as crenças de professores
formadores e professores tutores sobre a interação para o desenvolvimento da
produção oral em dois cursos de Letras Espanhol/EaD, de duas universidades
públicas brasileiras da região sul do Brasil. Dessa forma, a metodologia utilizada
nesse trabalho fundamenta-se na abordagem contextual dos estudos de crenças
(BARCELOS, 2001), que pressupõe a utilização de diferentes instrumentos, visando
à triangulação dos dados. Assim, o estudo contou com a participação de cinco
professores, três da universidade A e dois da universidade B, sendo que a coleta de
dados foi realizada através de questionário, entrevistas semiestruturadas e
observação. A partir das informações obtidas, realizou-se uma análise qualitativa dos
dados buscando os pontos de convergência e/ou divergência entre as crenças sobre
as atribuições, interação e produção oral a distância. Dessa forma, constatou-se que
embora os docentes apresentem funções diferentes na EaD, isso não é um
indicativo de que as crenças de formadores e de tutores são distintas em todos os
momentos. Por outro lado, a experiência dos professores com educação presencial
e EaD influenciam suas crenças sobre interação e produção oral. Por fim, a ação
dos professores nas disciplinas e a crença que apresentam sobre aprendizagem
podem levar a uma mudança de suas crenças, conforme pôde ser observado na
universidade B. | por |
dc.contributor.advisor1 | Marchesan, Maria Tereza Nunes | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5214558523776194 | por |
dc.contributor.referee1 | Richter, Marcos Gustavo | |
dc.contributor.referee1Lattes | XXXXXXXXXXXXXXX | por |
dc.contributor.referee2 | Leão, Rosaura Maria Albuquerque | |
dc.contributor.referee2Lattes | XXXXXXXXXXXXXXXXXX | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1055590108029227 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Letras | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |