Mostrar registro simples

dc.creatorGonçalves, Angélica Ilha
dc.date.accessioned2021-07-06T18:09:31Z
dc.date.available2021-07-06T18:09:31Z
dc.date.issued2013-03-01
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/21318
dc.description.abstractThe growth of undergraduate distance courses is the evidence of a new scenario in Brazilian education. This is a reflection of the global trend in enabling different ways for people to continue their studies. However, many questions arise about the process of teaching / learning, such as profile of students, the qualification of teachers for Distance Education (DE), available resources in the environment, interaction, among others. When it comes to an undergraduate degree in a foreign language, these concerns also involve questions related to oral production, as it is one of the skills to be developed in the virtual environment. Thinking of these problems and that the teaching / learning of a foreign language occurs through the interaction between agents, this study aimed to investigate the beliefs of trainer teachers and tutor teachers about the interaction for the development of oral production in two courses of Spanish / DE, of two Brazilian public universities in the southern region of Brazil. Thus, the methodology used in this work is based on the contextual approach of the studies of beliefs (BARCELOS, 2001), which supposes the use of different instruments in order to triangulate data. Therefore, the study included the participation of five teachers; three from the university A and two from the University B, and the data collection was carried out through questionnaires, semi-structured interviews and observation. From the information obtained, we carried out a qualitative analysis seeking the points of convergence and / or divergence of beliefs about the assignments, oral production and interaction in DE. Thus, it was found that although teachers have different roles in DE, this is not an indication that the beliefs of teachers and tutors will be distinct. Moreover, the experience of teachers with present classroom education and distance education influence their beliefs about interaction and oral production. Finally, the action of teachers in the subjects and their beliefs of learning can lead to a change in their beliefs, as could be seen in university B.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCrençaspor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectEaDpor
dc.subjectProdução oralpor
dc.subjectInteraçãopor
dc.subjectBeliefseng
dc.subjectTeacherseng
dc.subjectDEeng
dc.subjectOral productioneng
dc.subjectInteractioneng
dc.titleCrenças de professores de espanhol sobre interação e oralidade na EaDpor
dc.title.alternativeSpanish teachers´s beliefs on interaction and orality in edeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO crescimento dos cursos de graduação a distância é a evidência de um novo cenário na educação brasileira. Esse é um reflexo da tendência mundial em possibilitar diferentes meios para que as pessoas possam dar continuidade a seus estudos. No entanto, diversos questionamentos surgem com respeito ao processo de ensino/aprendizagem, tais como perfil dos acadêmicos, qualificação dos professores para trabalhar com Educação a Distância (EaD), recursos disponíveis nos ambientes, interação, entre outros. Quando se trata de um curso de graduação em uma língua estrangeira, essas preocupações voltam-se também para a questão relacionada com a produção oral, pois é uma das habilidades a ser desenvolvida no meio virtual. Pensando nessa problemática e tendo em vista que o ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira ocorre pela interação entre seus agentes, esse trabalho teve por objetivo investigar as crenças de professores formadores e professores tutores sobre a interação para o desenvolvimento da produção oral em dois cursos de Letras Espanhol/EaD, de duas universidades públicas brasileiras da região sul do Brasil. Dessa forma, a metodologia utilizada nesse trabalho fundamenta-se na abordagem contextual dos estudos de crenças (BARCELOS, 2001), que pressupõe a utilização de diferentes instrumentos, visando à triangulação dos dados. Assim, o estudo contou com a participação de cinco professores, três da universidade A e dois da universidade B, sendo que a coleta de dados foi realizada através de questionário, entrevistas semiestruturadas e observação. A partir das informações obtidas, realizou-se uma análise qualitativa dos dados buscando os pontos de convergência e/ou divergência entre as crenças sobre as atribuições, interação e produção oral a distância. Dessa forma, constatou-se que embora os docentes apresentem funções diferentes na EaD, isso não é um indicativo de que as crenças de formadores e de tutores são distintas em todos os momentos. Por outro lado, a experiência dos professores com educação presencial e EaD influenciam suas crenças sobre interação e produção oral. Por fim, a ação dos professores nas disciplinas e a crença que apresentam sobre aprendizagem podem levar a uma mudança de suas crenças, conforme pôde ser observado na universidade B.por
dc.contributor.advisor1Marchesan, Maria Tereza Nunes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5214558523776194por
dc.contributor.referee1Richter, Marcos Gustavo
dc.contributor.referee1LattesXXXXXXXXXXXXXXXpor
dc.contributor.referee2Leão, Rosaura Maria Albuquerque
dc.contributor.referee2LattesXXXXXXXXXXXXXXXXXXpor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1055590108029227por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International