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dc.contributor.advisorLima, João Vicente Ferreira
dc.creatorRakowski, André Luciano
dc.date.accessioned2021-07-08T12:32:16Z
dc.date.available2021-07-08T12:32:16Z
dc.date.issued2021-02-10
dc.date.submitted2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/21345
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciência da Computação, RS, 2021.por
dc.description.abstractThe railways have a strong participation in both the national and world economy. However, accidents can be caused by poor track conditions. One of the main difficulties for railway transport companies is to identify the points where there are problems on the tracks. For this purpose, metric-gauge railway vehicles are used, equipped with equipment for collecting and processing information about the conditions of the railroad, called Control Cars. However, data obtained from inertial sensors installed in these vehicles contains a lot of noise, which makes it difficult to correctly interpret the signals. On the other hand, mechanical sensors have a high financial cost. With the removal of noise present in signals obtained from low-cost accelerometers installed in control cars, they can be used to monitor railways. With this, higher value sensors are replaced by accelerometers. This work proposes the analysis and filtering of signals obtained from accelerometers installed in control cars. Techniques for removing noise in sensor signals were evaluated, the sections in which the control car was curved were detected from the accelerometer data and a method was developed to detect the orientation in which the accelerometers are located. installed, thus making the automatic calibration of the inertial sensors of the car. Still, the analysis of lateral accelerations that influence the calculation of the alignment of the tracks was made. Finally, the filtered signals were compared with data from LVDT (Linear Variable Differential Transformer) mechanical sensors.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectProcessamento de sinaispor
dc.subjectAcelerômetropor
dc.subjectMonitoramento de linhas férreaspor
dc.titleAnálise e filtragem de sinais de acelerômetro para monitoramento de linhas férreaspor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.description.resumoAs ferrovias têm forte participação tanto na economia nacional quanto mundial. No entanto, acidentes podem ser gerados pelas más condições de linhas férreas. Uma das principais dificuldades para empresas de transportes ferroviários é identificar os pontos nos quais existem problemas nos trilhos. Para isso utiliza-se veículos ferroviários de bitola métrica munidos de equipamentos para coleta e processamento de informações sobre as condições da via férrea, chamados de Carros Controle. Entretanto, dados obtidos de sensores inerciais instalados nesses veículos contém muito ruído, o que dificulta a correta interpretação dos sinais. Por outro lado, sensores mecânicos apresentam custo financeiro elevado. Com a remoção de ruídos presentes em sinais obtidos de acelerômetros de baixo custo instalados em carros controle, pode-se utilizá-los para o monitoramento de linhas férreas. Com isso, substitui-se sensores de maior valor por acelerômetros. Este trabalho propõe a análise e filtragem de sinais obtidos de acelerômetros instalados em carros controle. Avaliou-se técnicas de remoção de ruídos em sinais de sensores, faz-se a detecção de trechos em que o carro controle estava realizando medições em curva a partir dos dados dos acelerômetros e desenvolveu-se um método para a detecção da orientação em que os acelerômetros estão instalados, fazendo-se desse modo a calibragem automática dos sensores inerciais do carro. Ainda, fez-se a análise das acelerações laterais que influenciam no cálculo do alinhamento dos trilhos. Por fim, comparou-se os sinais filtrados com dados de sensores mecânicos LVDT (Linear Variable Differential Transformer).por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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