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dc.contributor.advisorRighi, Angela Weber
dc.creatorMarczewski, Leticia Taina
dc.date.accessioned2021-07-09T17:10:48Z
dc.date.available2021-07-09T17:10:48Z
dc.date.issued2021
dc.date.submitted2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/21379
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.titleAspectos de ergonomia cognitiva nas atividades de estudantes do Curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Maria durante a pandemia da Covid-19por
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.description.resumoAspectos relacionados à cognição e saúde mental veem cada vez mais sendo discutidos e ganhando espaço de grande relevância nos mais diversos contextos da sociedade. Entretanto, no meio acadêmico, principalmente quando se refere aos cursos de engenharia, existe certa carência em estudos relacionados ao tema. Somado a isso, a Pandemia da Covid-19 fez instituir- se a restrição social e consequentemente as aulas remotas, sendo o setor da educação uns dos mais atingidos por esse cenário. Desta forma, este estudo teve como objetivo investigar os aspectos relacionados à ergonomia cognitiva nas atividades dos estudantes do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Maria durante a Pandemia da Covid- 19. Para tal, foram utilizadas ferramentas de análise de carga mental (método NASA-TLX) e qualidade de vida (questionário WHOQOL-bref) referenciadas pela literatura relacionada a Ergonomia Cognitiva. Como resultado, a média total da qualidade de vida foi de 62,08 (0 a 100), enquanto a média do índice de carga mental foi de 77%, concluindo assim que, os estudantes apresentam uma qualidade de vida abaixo do esperado e índice de carga mental elevado. Além disso, a partir dos resultados observados verificou-se que existe espaço para continuidade de estudos relacionados ao tema no meio acadêmico e ainda propôs-se algumas sugestões de melhoria de modo aprimorar a qualidade de vida e carga mental dos estudantes, como por exemplo, a criação de canais de conexão entre alunos e professores e a adesão de disciplinas voltadas a relações interpessoais ao Projeto Pedagógico do Curso.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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