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dc.creatorNeuenfeldt Júnior, Alvaro Luiz
dc.date.accessioned2021-07-14T17:40:37Z
dc.date.available2021-07-14T17:40:37Z
dc.date.issued2014-02-25
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/21416
dc.description.abstractIt is notorious the role of urban displacements within the evolutionary social context, economic and cultural societies over the past centuries, being one of the most important activities and concern regarding the administration and planning of cities, so that more than half of the world's population is directly involved in any of these locations. In view of this scenario, various activities have been planned recently in order to improve the urban mobility conditions, in particular for the system called Bus Rapid Transit (BRT), which demands of its responsible proactively management tools about the situation of the local operation. Therefore, this paper aims to propose a modeling for performance measurement on transport BRT in Brazil that helps their managers for the efficient management of the system. Methodologically, the concepts described by multi-criteria Approach, in order to be able to refer the competitiveness level of the factors in the industry. To end, the application includes the verification of the situation of twelve cities with BRT and more than one million inhabitants in Brazil, where it was noted that the city of Curitiba (𝐼��𝑜��𝑏��j9 = 89%) has the system with better conditions of installation in the country, whose level of evaluation is in the default "Satisfactory", followed by Rio de Janeiro (𝐼��𝑜��𝑏��j2 = 81%), Recife (𝐼��𝑜��𝑏��j3 = 78%) and São Paulo (𝐼��𝑜��𝑏��j1 = 78%), in order to comply with acceptable reliability level research in demand.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMobilidade urbanapor
dc.subjectSistemas de mensuração de desempenhopor
dc.subjectAbordagem multicritériopor
dc.subjectCompetitividadepor
dc.subjectSistemas BRTpor
dc.subjectUrban mobilityeng
dc.subjectPerformance measurement systemseng
dc.subjectMulti-criteria decision aideng
dc.subjectCompetitivenesseng
dc.subjectBRT systemseng
dc.titleModelagem para a mensuração de desempenho dos sistemas Bus Rapid Transit no Brasilpor
dc.title.alternativeModeling for performance measurement of Bus Rapid Transit systems in Brazileng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoÉ notório o papel dos deslocamentos urbanos dentro do contexto evolutivo social, econômico e cultural das sociedades ao longo dos últimos séculos, sendo uma das atividades de maior relevância e preocupação no que tange a administração e o planejamento das cidades, de modo que mais da metade da população mundial se encontra diretamente envolvida em alguma destas localidades. Tendo em vista esse cenário preocupante, diversas atividades vêm sendo planejadas nos últimos tempos visando a melhoria das condições em que a mobilidade urbana se encontra, em especial para o sistema denominado por Bus Rapid Transit (BRT), o que exige de seus responsáveis ferramentas capazes de sinalizar, de maneira proativa, a situação em que se encontra a sua operação local. Portanto, o presente trabalho tem por objetivo central propor uma modelagem para a mensuração de desempenho dos transportes BRT no Brasil que auxilie os seus gestores para o gerenciamento eficiente do sistema. Metodologicamente, utilizou-se os conceitos descritos pela Abordagem multicritério, de forma a ser capaz de remeter o nível de competitividade dos fatores no setor. Ao final a aplicação contempla a verificação da situação de doze cidades que possuem BRT e mais de um milhão de habitantes no Brasil, onde se constatou que a cidade de Curitiba (𝐼𝑜𝑏j9 = 89%) possui o sistema com melhores condições de instalação no país, cujo nível de avaliação se encontra no padrão “Satisfatório”, seguido do Rio de Janeiro (𝐼𝑜𝑏j2 = 81%), Recife (𝐼𝑜𝑏j3 = 78%) e São Paulo (𝐼𝑜𝑏j1 = 78%), de modo a atender com nível de confiabilidade aceitável a demanda de pesquisa em questão.por
dc.contributor.advisor1Siluk, Julio Cezar Mairesse
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8315298509051752por
dc.contributor.referee1Kopittke, Bruno Hartmut
dc.contributor.referee2Nara, Elpidio Oscar Benitez
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9694701078826818por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEngenharia de Produçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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