dc.contributor.advisor | Nunes, Raul Ceretta | |
dc.contributor.advisor | Kunde, Diogo Otto | |
dc.creator | Amaral, Rodrigo Pincolini | |
dc.date.accessioned | 2021-07-14T20:05:01Z | |
dc.date.available | 2021-07-14T20:05:01Z | |
dc.date.issued | 2021-02-10 | |
dc.date.submitted | 2021 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/21427 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa
Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciência da Computção, RS, 2021. | por |
dc.description.abstract | When simulators need to exchange data between different computers, belonging to the
same simulator or to different simulators, some technology is used that allows the connection
between the distributed instances of the simulation. These technologies can vary from
APIs for the simple exchange of messages to interoperability standards that have several
functionalities with defined approaches. Focusing on simulations developed on the Unity
Engine, this work compares four interoperability technologies: Unity Networking (UNET),
Unity’s internal network support, Tasharem Networking and Serialization Tools (TNET 3), a
Unity asset to support network programming at Unity, High Level Architecture (HLA), one
of the main simulator interoperability standards, and Data Distribution Service (DDS), one
of major interoperability standards for real-time applications. The work aims to highlight the
pros and cons of the technologies taking into account the design of a distributed simulator
developed in Unity. The work results highlight that the adoption of a technology belonging
to the Unity environment, such as TNET3, is the most adequate in the context of the studied
simulator. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Simulação | por |
dc.subject | Simulação Distribuída | por |
dc.subject | Interoperabilidade | por |
dc.subject | Unity | eng |
dc.subject | HLA | eng |
dc.subject | DDS | eng |
dc.subject | UNET | eng |
dc.subject | TNET3 | eng |
dc.title | Uma comparação de tecnologias para a comunicação entre simuladores distribuídos em ambiente Unity | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.description.resumo | Quando simuladores precisam trocar dados entre computadores distintos é necessário
utilizar alguma tecnologia que permita a conexão entre as instâncias distribuídas da simulação.
Estas tecnologias podem variar entre APIs para a simples troca de mensagens,
até padrões de interoperabilidade que possuem diversas funcionalidades com abordagens
definidas. Com foco em simulações desenvolvidas na engine Unity, este trabalho realiza a
comparação de quatro tecnologias de comunicação de dados: o Unity Networking (UNET),
o suporte de rede interna da Unity, o Tasharem Networking and Serialization Tools (TNET
3), um asset para suporte à programação em rede na Unity, o High Level Architecture
(HLA), um dos principais padrões de interoperabilidade de simuladores, e o Data Distribution
Service (DDS), um dos principais padrões de interoperabilidade para aplicações de
tempo real. O trabalho destaca os prós e contras das tecnologias, levando em consideração
o projeto de um simulador distribuído desenvolvido em Unity e aspectos teóricos e
práticos das tecnologias. O resultado aponta que a adoção de uma tecnologia pertencente
ao ambiente Unity, como a TNET3, é a mais benéfica no contexto do simulador estudado. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |