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dc.contributor.advisorDe Mello, Mário Fernando
dc.creatorRubin, Martina Bopp
dc.date.accessioned2021-07-15T13:46:13Z
dc.date.available2021-07-15T13:46:13Z
dc.date.issued2018
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/21459
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia de Produção, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe concepts behind social entrepreneurship, especially in Brazil, are still confused and mismatched. This misinformation leads to scarcity of business that are able to balance purpose, profit and positive impact under the same core business. Often mistakenly labeled as NGOs, social enterprises can be for profitable and therefore economically sustainable. In this context, entrepreneurship education can fill this gap, in order to create more social enterprises. Thus, this study aims to gather concepts and guidelines capable of guiding the teaching about social entrepreneurship, gathering what is essential for its practice as a way to foster it. This study is divided into three phases, the first one being the delimitation of concepts, the second determining the fundamental guidelines for a social business, and finally, in the third phase, the compilation of the precepts in guidelines and principles. It was developed from March to November 2018 and as a result, guidelines, dimensions and possible impacts are presented so that a social enterprise through a purpose has an economically sustainable business model that generates positive social impacts for society.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEmpreendedorismo socialpor
dc.subjectEducação empreendedorapor
dc.subjectTripé da sustentabilidadepor
dc.subjectNegócios sociaispor
dc.subjectNegócios de impacto positivopor
dc.subjectSocial entrepreneurshipeng
dc.subjectEntrepreneurial educationeng
dc.subjectTriple bottom lineeng
dc.subjectSocial businesseseng
dc.subjectPositive impact businesseseng
dc.titleEstudo e compilação de diretrizes para auxiliar na criação de empresas sociaispor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.description.resumoOs conceitos por trás do empreendedorismo social, principalmente no Brasil, ainda são confusos e desencontrados. Esta desinformação acarreta na escassez de negócios que sejam capazes de equilibrar propósito, lucro e impacto social positivo sob um mesmo core business. Muitas vezes equivocadamente taxadas como ONGs, as empresas sociais podem visar lucro e por conseguinte serem economicamente sustentáveis. Neste contexto, existe uma lacuna a ser preenchida pela educação empreendedora visando a criação de empresas sociais. Dessa forma, este estudo visa reunir conceitos e diretrizes capazes de guiar o ensino acerca do empreendedorismo social, reunindo o que há de essencial para sua prática como forma de fomentá-lo. O trabalho está dividido em três fases, sendo a primeira delas a delimitação dos conceitos, a segunda a determinação das diretrizes fundamentais a um negócio social e por fim, na terceira fase, a compilação dos preceitos em diretrizes e princípios. O estudo foi desenvolvido de março a novembro de 2018 e como resultado apresentam-se diretrizes, dimensões e possíveis impactos para que uma empresa social, através de um propósito, tenha um modelo de negócio sustentável economicamente e que gere impactos sociais positivos para a sociedade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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