Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRoos, Cristiano
dc.creatorMacagnan, Alexandre Mayer
dc.date.accessioned2021-07-15T13:46:59Z
dc.date.available2021-07-15T13:46:59Z
dc.date.issued2018
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/21462
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia de Produção, RS, 2018.por
dc.description.abstractE-hailing services are constantly growing throughout the world, providing practicality, reliability and economic attractiveness for both users and drivers. In this context the Uber transport application started operating in the city of Santa Maria in the first quarter of 2018., The main issue that motivated the realization of this work is the research problem: currently, is Uber economically more attractive than owning a car in the city of Santa Maria? Thus, the objective of this work is to perform an economic feasibility analysis of the private car in relation to Uber in the city of Santa Maria through economic indicators.. For this to be possible, twenty-eight calculation scenarios were created that alternated between the private car, the Uber, different kilometers traveled daily and differents Minimum Attractive Rates of Return (MARRs). The methods of analysis used to achieve the objective were Net Present Value (NPV), Internal Rate of Return (IRR), Payback and Payback Discounted. Based on the results found, the mains conclusions of this study were that the enterprise proved to be feasible, positive NPV, for the scenarios envolving Uber up to 20 Km traveled daily, furthermore, the scenarios involving Uber proved to be more economically feasible than the scenarios that covered the private car.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCarro própriopor
dc.subjectUberpor
dc.subjectAplicativopor
dc.subjectViabilidade econômicapor
dc.subjectPrivate careng
dc.subjectE-hailingeng
dc.subjectApplicationeng
dc.subjectEconomic feasibilityeng
dc.titleViabilidade econômica do carro próprio em relação ao Uberpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.description.resumoOs serviços de E-hailing estão em constante crescimento em todo mundo, por proporcionar praticidade, confiabilidade e atratividade econômica tanto para os usuários como para os motoristas. Neste contexto, o aplicativo de transportes Uber iniciou o seu funcionamento na cidade de Santa Maria no primeiro trimestre de 2018. A principal questão que motivou a realização deste trabalho é o problema de pesquisa: atualmente utilizar o Uber é economicamente mais atrativo do que ser proprietário de um automóvel na cidade de Santa Maria? Dessa forma, objetivo geral deste trabalho é realizar uma análise de viabilidade econômica do carro próprio em relação ao Uber na cidade de Santa Maria através de indicadores econômicos. Para que isto fosse possível, foram criados vinte e oito cenários de cálculo que alternaram entre o carro próprio, o Uber, diferentes quilometragens percorridas diariamente e diferentes Taxas Mínimas de Atratividade. Os métodos de análise utilizados para que o objetivo fosse alcançado foram VPL, TIR, Payback e Payback Descontado. Com base nos resultados encontrados, as principais conclusões foram que o empreendimento se mostrou viável, VPL positivo, para os cenários envolvendo o Uber para até 20 Km percorridos diariamente, além disso, tem-se que os cenários envolvendo o Uber se mostraram mais viáveis economicamente do que os cenários que abrangeram o carro próprio.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples