dc.contributor.advisor | Roos, Cristiano | |
dc.creator | Macagnan, Alexandre Mayer | |
dc.date.accessioned | 2021-07-15T13:46:59Z | |
dc.date.available | 2021-07-15T13:46:59Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/21462 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia de Produção, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | E-hailing services are constantly growing throughout the world, providing practicality, reliability and
economic attractiveness for both users and drivers. In this context the Uber transport application
started operating in the city of Santa Maria in the first quarter of 2018., The main issue that motivated
the realization of this work is the research problem: currently, is Uber economically more attractive
than owning a car in the city of Santa Maria? Thus, the objective of this work is to perform an
economic feasibility analysis of the private car in relation to Uber in the city of Santa Maria through
economic indicators.. For this to be possible, twenty-eight calculation scenarios were created that
alternated between the private car, the Uber, different kilometers traveled daily and differents
Minimum Attractive Rates of Return (MARRs). The methods of analysis used to achieve the objective
were Net Present Value (NPV), Internal Rate of Return (IRR), Payback and Payback Discounted.
Based on the results found, the mains conclusions of this study were that the enterprise proved to be
feasible, positive NPV, for the scenarios envolving Uber up to 20 Km traveled daily, furthermore, the
scenarios involving Uber proved to be more economically feasible than the scenarios that covered the
private car. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Carro próprio | por |
dc.subject | Uber | por |
dc.subject | Aplicativo | por |
dc.subject | Viabilidade econômica | por |
dc.subject | Private car | eng |
dc.subject | E-hailing | eng |
dc.subject | Application | eng |
dc.subject | Economic feasibility | eng |
dc.title | Viabilidade econômica do carro próprio em relação ao Uber | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.description.resumo | Os serviços de E-hailing estão em constante crescimento em todo mundo, por proporcionar
praticidade, confiabilidade e atratividade econômica tanto para os usuários como para os motoristas.
Neste contexto, o aplicativo de transportes Uber iniciou o seu funcionamento na cidade de Santa Maria
no primeiro trimestre de 2018. A principal questão que motivou a realização deste trabalho é o
problema de pesquisa: atualmente utilizar o Uber é economicamente mais atrativo do que ser
proprietário de um automóvel na cidade de Santa Maria? Dessa forma, objetivo geral deste trabalho é
realizar uma análise de viabilidade econômica do carro próprio em relação ao Uber na cidade de Santa
Maria através de indicadores econômicos. Para que isto fosse possível, foram criados vinte e oito
cenários de cálculo que alternaram entre o carro próprio, o Uber, diferentes quilometragens percorridas
diariamente e diferentes Taxas Mínimas de Atratividade. Os métodos de análise utilizados para que o
objetivo fosse alcançado foram VPL, TIR, Payback e Payback Descontado. Com base nos resultados
encontrados, as principais conclusões foram que o empreendimento se mostrou viável, VPL positivo,
para os cenários envolvendo o Uber para até 20 Km percorridos diariamente, além disso, tem-se que
os cenários envolvendo o Uber se mostraram mais viáveis economicamente do que os cenários que
abrangeram o carro próprio. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |