Mais do que um número de CPF: a atenção às singularidades dos/das estudantes de ensino médio através de princípios de abordagens somáticas
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Data
2021-02-10Autor
Santos, Amanda Shéron Predrotti dos
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A pesquisa desenvolvida no trabalho de conclusão de curso de Licenciatura em
Teatro da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) através do estudo de
princípios de abordagens somáticas do movimento visa analisar práticas
desenvolvidas com estudantes do ensino médio em aulas de teatro. As aulas tiveram
como objetivo o desenvolvimento de práticas através de princípios das abordagens
somáticas, em específico do método Feldenkrais, viabilizando que os/as estudantes
entendessem seu corpo como um todo, sem fragmentações, exercitando a
aprendizagem pela vivência e a compreensão do corpo enquanto soma. A partir de
material levantado nas aulas, aliado a estudo teórico, a pesquisa buscou compreender
quais as noções de corpo presentes no contexto escolar. Para isto, fez-se necessário
um reconhecimento sobre o campo da educação somática, além da compreensão das
diferenças entre abordagem, método e técnica.
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