A estruturação do futebol e seus elementos pedagógicos: uma visão a partir da praxiologia motriz
Visualizar/ Abrir
Data
2017-03-09Primeiro membro da banca
Schmitz Filho, Antonio Guilherme
Segundo membro da banca
Moreno, José Hernández
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O trabalho com o Futebol está inserido em diferentes contextos, e muitas vezes
percebe-se que a prática pedagógica do professor/treinador está sustentada por um
conhecimento empírico, baseado no senso comum. A presente pesquisa intenciona
compreender os parâmetros que estruturam a dinâmica do Futebol a partir de uma
base científica, utilizando os conhecimentos da Praxiologia Motriz. A metodologia é
caracterizada como descritiva propositiva, de cunho qualitativo. Nesse sentido,
busca-se o entendimento da Lógica Interna do jogo, caracterizando as Ações
Motrizes que dela emergem, no contexto das interações de cooperação e oposição,
presentes em todos os momentos do jogo. Analisa-se a dinâmica dos papéis e
subpapéis que os participantes exercem, qualificando o entendimento acerca do
Futebol e propondo insumos para o processo de ensino-aprendizagem-treinamento
dessa modalidade. Nesse sentido, propõe elaborar uma proposta que indique
conhecimentos básicos e essenciais que venham a servir de alicerces para o
professor/treinador que deseje trabalhar com o ensino/treinamento do Futebol.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: