Mostrar registro simples

dc.creatorPeixoto, Nirvan Hofstadler
dc.date.accessioned2021-07-27T17:59:43Z
dc.date.available2021-07-27T17:59:43Z
dc.date.issued2021-01-28
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/21614
dc.description.abstractThis study was developed together with the Graduate Program in Professional and Technological Education of the Santa Maria Industrial Technical College of the Federal University of Santa Maria, Academic Master's, research line in Innovation for Professional and Technological Education (EPT). The general objective of this work was to verify the participation of mature adults in subsequent courses in electrotechnics, electromechanics and mechanics at CTISM and how their participation impacts the teaching of subsequent courses. The present study is justified for contributing to the school in the identification of the age group of the public that seeks EPT, as its participation changes the forms of teaching and proposes alternatives to work with generational diversity. Mature adults were considered to be those aged 35 or over, which is based on the psychosocial stages of human development proposed by Erikson (1972). The research was carried out through information collected at the CTISM School Records Secretariat, from 2011 to 2019 and through electronic research conducted with teachers and students of the referred courses. The results pointed to the need for a closer look at mature students, in view of their growing demand for technical courses, the different experiences and expectations of mature students compared to young students. And we conclude the number of mature students has a tendency to increase over the years and who seek EPT for their personal fulfillment and insertion in the job market.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação profissional e tecnológicapor
dc.subjectAdulto maduropor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectProfessional and technological educationeng
dc.subjectMature adulteng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectLearningeng
dc.titleA participação de aluno adulto maduro em cursos técnicos subsequentes do Colégio Técnico Industrial de Santa Mariapor
dc.title.alternativeThe participation of a mature adult student in subsequent technical courses of CTISMeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste estudo foi desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM) da Universidade Federal de Santa Maria, Mestrado Acadêmico, linha de pesquisa em Inovação para Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O objetivo geral deste trabalho foi o de verificar a participação de adultos maduros nos cursos subsequentes em eletrotécnica, eletromecânica e mecânica do CTISM e como a participação destes impacta no ensino dos cursos subsequentes. O presente estudo justifica-se por contribuir com a escola na identificação da faixa etária do público que procura a EPT, como sua participação altera as formas de ensino e propor alternativas para trabalhar com a diversidade geracional. Foram considerados adultos maduros, aqueles com idade igual ou superior a 35 anos, que é baseada nos estágios psicossociais de desenvolvimento do ser humanos propostos por Erikson (1972). A pesquisa foi realizada por meio de informações coletadas na Secretaria de Registros Escolares do CTISM, no período de 2011 a 2019 e por meio de pesquisa eletrônica realizada com professores e alunos dos referidos cursos. Os resultados apontaram para a necessidade de um olhar mais atento aos alunos maduros, tendo em vista a crescente procura destes pelos cursos técnicos, as diferentes experiências e expectativas dos alunos maduros em comparação com os alunos jovens. E concluímos o número de alunos maduros tem uma tendência de aumentar aos longos dos anos e que buscam a EPT para sua realização pessoal e inserção no mercado de trabalho.por
dc.contributor.advisor1Santos, Leila Maria Araújo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0427736982554233por
dc.contributor.advisor-co1Barin, Cláudia Smaniotto
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0832298305352059por
dc.contributor.referee1Conto, Janete Maria De
dc.contributor.referee2Silva, Marcelo Freitas da
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0031988452638678por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeColégio Técnico Industrial de Santa Mariapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International