Mostrar registro simples

dc.creatorRadünz, Amanda Petry
dc.date.accessioned2021-07-31T01:14:16Z
dc.date.available2021-07-31T01:14:16Z
dc.date.issued2020-02-17
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/21667
dc.description.abstractThis master’s thesis focuses on the analysis of the genre English language (EL) reading test using Critical Genre Analysis’ (CGA) theoretical and methodological assumptions (MOTTA-ROTH, 2006; 2008a; 2008b). More specifically, the scope of the study is the Brazilian national high school exam (ENEM), an exam that is used to apply to universities and to participate in projects that facilitate the access to higher education, such as University for All (Prouni) and Student Financing Program (FIES). Considering its national importance, recent studies have analyzed the Mathematics (CAPELLA, 2018), the Biology, Physics and Chemistry (RODRIGUES, 2018; SILVA; SOUZA, 2018), and the Foreign Language (PINHEIRO; QUEVEDO-CAMARGO, 2017; AZEVEDO et al., 2018; OLIVEIRA, 2019) tests at ENEM. However, among the studies in the Linguistics field, there are no studies that analyze ENEM as a genre sample. Thus, the objective of this paper is to analyze the ENEM-EL as a genre sample using CGA theoretical and methodological assumptions. The paper’s specific objectives are: 1) to investigate the rhetorical organization of the genre ENEM-EL; 2) to identify the language strata (Phonology and Graphology; Lexicogrammar; Semantics and Pragmatics; Register; Genre; Discourse (MOTTA-ROTH, 2008a, p. 352)) explored by the items that compose the ENEM-EL; and 3) to delineate the language conception that underlies this test. The corpus of the study is composed of 40 EL items at ENEM editions applied between 2010 and 2017. The analysis procedures concerned the context and text analysis. The context analysis considered official documents that refer to ENEM, and the text analysis considered the reference texts, instructions and alternatives that compose the 40 items of the corpus, in order to identify the typical rhetorical organization of the genre, the language strata explored by the items, and the language conception that underlies this test. The results point that the items, organized on three rhetorical moves, provide, on the instructions, information concerning the reference texts’ context, which belong to the journalistic, literary, pedagogic, advertising and touristic spheres. Besides, the items demand, mainly, specific information about the reference text’s content, proposal and topic. This way, on ENEM-EL, the language strata directly mobilized are the Semantics and Pragmatics, Register and Genre strata, indicating a direction to the view of language as genre, adopted by the official documents that guide ENEM’s formulation.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAnálise crítica de gêneropor
dc.subjectTeste de leitura em língua inglesapor
dc.subjectEnempor
dc.subjectCritical genre analysiseng
dc.subjectEnglish language reading testeng
dc.titleAnálise crítica de gênero do Enem de língua inglesapor
dc.title.alternativeCritical genre analysis of the english language Enemeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho enfoca a análise do gênero teste de leitura em Língua Inglesa (LI) a partir dos pressupostos teórico-metodológicos da Análise Crítica de Gêneros (ACG) (MOTTA-ROTH, 2006; 2008a; 2008b). Mais especificamente, o escopo do estudo é o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), um exame brasileiro utilizado como critério de ingresso em universidades e para participação em projetos que facilitam o acesso ao Ensino Superior, como o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Programa de Financiamento Estudantil (FIES). Dada a sua importância nacional, há estudos recentes acerca do ENEM nas áreas de Matemática (CAPELLA, 2018), de Biologia, Física e Química (RODRIGUES, 2018; SILVA; SOUZA, 2018), e de Língua Estrangeira (PINHEIRO; QUEVEDO-CAMARGO, 2017; AZEVEDO et al., 2018; OLIVEIRA, 2019). Porém, dentre os estudos na área de Linguística, não há estudos que analisem o ENEM como exemplar de gênero. Em vista disso, o objetivo deste trabalho é analisar o ENEM-LI como exemplar de gênero a partir dos pressupostos teórico-metodológicos da ACG. Os objetivos específicos do trabalho são 1) investigar a organização retórica do gênero ENEM-LI; 2) identificar os estratos da linguagem (Fonologia e Grafologia; Léxico-gramática; Semântica e Pragmática; Registro; Gênero; Discurso) (MOTTA-ROTH, 2008a, p. 352) explorados pelos itens que compõem o ENEM-LI; e 3) delinear a concepção de linguagem que subjaz esse teste. O corpus do estudo é composto de 40 itens de LI de edições do ENEM aplicadas entre 2010 e 2017. Os procedimentos de análise envolveram a análise do contexto e do texto. A análise do contexto se deu a partir de documentos oficiais referentes ao ENEM, e a análise do texto se dedicou aos textos-base, enunciados de questões e alternativas de resposta que compõem os 40 itens do corpus, a fim de identificar a organização retórica típica do gênero, os estratos da linguagem explorados pelos itens, e a concepção de linguagem que subjaz esse teste. Os resultados apontam que os itens, organizados em três movimentos retóricos, fornecem, nos enunciados, informações acerca do contexto dos textos-base, que pertencem às esferas jornalística, literária, pedagógica, publicitária e turística. Além disso, os itens demandam, principalmente, informações específicas acerca do conteúdo, do propósito e do tópico dos textos-base. Dessa forma, no ENEM-LI, os estratos da linguagem diretamente mobilizados são o estrato da Semântica e Pragmática, do Registro e do Gênero, indicando um direcionamento para a visão de linguagem como gênero, adotada pelos documentos oficiais que orientam a formulação do ENEM.por
dc.contributor.advisor1Marcuzzo, Patrícia
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0111290356352068por
dc.contributor.referee1Tomitch, Lêda Maria Braga
dc.contributor.referee2Pinton, Francieli Matzenbacher
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6613026269794887por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International