dc.creator | Radünz, Amanda Petry | |
dc.date.accessioned | 2021-07-31T01:14:16Z | |
dc.date.available | 2021-07-31T01:14:16Z | |
dc.date.issued | 2020-02-17 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/21667 | |
dc.description.abstract | This master’s thesis focuses on the analysis of the genre English language (EL)
reading test using Critical Genre Analysis’ (CGA) theoretical and methodological
assumptions (MOTTA-ROTH, 2006; 2008a; 2008b). More specifically, the scope of the
study is the Brazilian national high school exam (ENEM), an exam that is used to apply
to universities and to participate in projects that facilitate the access to higher
education, such as University for All (Prouni) and Student Financing Program (FIES).
Considering its national importance, recent studies have analyzed the Mathematics
(CAPELLA, 2018), the Biology, Physics and Chemistry (RODRIGUES, 2018; SILVA;
SOUZA, 2018), and the Foreign Language (PINHEIRO; QUEVEDO-CAMARGO,
2017; AZEVEDO et al., 2018; OLIVEIRA, 2019) tests at ENEM. However, among the
studies in the Linguistics field, there are no studies that analyze ENEM as a genre
sample. Thus, the objective of this paper is to analyze the ENEM-EL as a genre sample
using CGA theoretical and methodological assumptions. The paper’s specific
objectives are: 1) to investigate the rhetorical organization of the genre ENEM-EL; 2)
to identify the language strata (Phonology and Graphology; Lexicogrammar;
Semantics and Pragmatics; Register; Genre; Discourse (MOTTA-ROTH, 2008a, p.
352)) explored by the items that compose the ENEM-EL; and 3) to delineate the
language conception that underlies this test. The corpus of the study is composed of
40 EL items at ENEM editions applied between 2010 and 2017. The analysis
procedures concerned the context and text analysis. The context analysis considered
official documents that refer to ENEM, and the text analysis considered the reference
texts, instructions and alternatives that compose the 40 items of the corpus, in order
to identify the typical rhetorical organization of the genre, the language strata explored
by the items, and the language conception that underlies this test. The results point
that the items, organized on three rhetorical moves, provide, on the instructions,
information concerning the reference texts’ context, which belong to the journalistic,
literary, pedagogic, advertising and touristic spheres. Besides, the items demand,
mainly, specific information about the reference text’s content, proposal and topic. This
way, on ENEM-EL, the language strata directly mobilized are the Semantics and
Pragmatics, Register and Genre strata, indicating a direction to the view of language
as genre, adopted by the official documents that guide ENEM’s formulation. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Análise crítica de gênero | por |
dc.subject | Teste de leitura em língua inglesa | por |
dc.subject | Enem | por |
dc.subject | Critical genre analysis | eng |
dc.subject | English language reading test | eng |
dc.title | Análise crítica de gênero do Enem de língua inglesa | por |
dc.title.alternative | Critical genre analysis of the english language Enem | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Este trabalho enfoca a análise do gênero teste de leitura em Língua Inglesa (LI) a
partir dos pressupostos teórico-metodológicos da Análise Crítica de Gêneros (ACG)
(MOTTA-ROTH, 2006; 2008a; 2008b). Mais especificamente, o escopo do estudo é o
Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), um exame brasileiro utilizado como critério
de ingresso em universidades e para participação em projetos que facilitam o acesso
ao Ensino Superior, como o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o
Programa de Financiamento Estudantil (FIES). Dada a sua importância nacional, há
estudos recentes acerca do ENEM nas áreas de Matemática (CAPELLA, 2018), de
Biologia, Física e Química (RODRIGUES, 2018; SILVA; SOUZA, 2018), e de Língua
Estrangeira (PINHEIRO; QUEVEDO-CAMARGO, 2017; AZEVEDO et al., 2018;
OLIVEIRA, 2019). Porém, dentre os estudos na área de Linguística, não há estudos
que analisem o ENEM como exemplar de gênero. Em vista disso, o objetivo deste
trabalho é analisar o ENEM-LI como exemplar de gênero a partir dos pressupostos
teórico-metodológicos da ACG. Os objetivos específicos do trabalho são 1) investigar
a organização retórica do gênero ENEM-LI; 2) identificar os estratos da linguagem
(Fonologia e Grafologia; Léxico-gramática; Semântica e Pragmática; Registro;
Gênero; Discurso) (MOTTA-ROTH, 2008a, p. 352) explorados pelos itens que
compõem o ENEM-LI; e 3) delinear a concepção de linguagem que subjaz esse teste.
O corpus do estudo é composto de 40 itens de LI de edições do ENEM aplicadas entre
2010 e 2017. Os procedimentos de análise envolveram a análise do contexto e do
texto. A análise do contexto se deu a partir de documentos oficiais referentes ao
ENEM, e a análise do texto se dedicou aos textos-base, enunciados de questões e
alternativas de resposta que compõem os 40 itens do corpus, a fim de identificar a
organização retórica típica do gênero, os estratos da linguagem explorados pelos
itens, e a concepção de linguagem que subjaz esse teste. Os resultados apontam que
os itens, organizados em três movimentos retóricos, fornecem, nos enunciados,
informações acerca do contexto dos textos-base, que pertencem às esferas
jornalística, literária, pedagógica, publicitária e turística. Além disso, os itens
demandam, principalmente, informações específicas acerca do conteúdo, do
propósito e do tópico dos textos-base. Dessa forma, no ENEM-LI, os estratos da
linguagem diretamente mobilizados são o estrato da Semântica e Pragmática, do
Registro e do Gênero, indicando um direcionamento para a visão de linguagem como
gênero, adotada pelos documentos oficiais que orientam a formulação do ENEM. | por |
dc.contributor.advisor1 | Marcuzzo, Patrícia | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0111290356352068 | por |
dc.contributor.referee1 | Tomitch, Lêda Maria Braga | |
dc.contributor.referee2 | Pinton, Francieli Matzenbacher | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6613026269794887 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Letras | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |