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dc.creatorSevero, Valéria Regina Gais
dc.date.accessioned2021-08-06T18:01:34Z
dc.date.available2021-08-06T18:01:34Z
dc.date.issued2013-12-19
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/21758
dc.description.abstractThe family care of children with special health care needs requires the adoption of numerous measures of coping to p erform daily life activities . Nurses have an important role as responsible for educational activities that assist familie s to prepare for this situation , in cl uding them in the care provided , making them co participant of the recovery and promotion of child health process. The study aimed to develop an innovative program of health education to family caregivers of children with special health care needs in th e hospital setting to home care . This is a qualitative research carried out by the me thod of the convergent analysis . The setting was a pediat ric unit of a teaching hospital, the study subjects were family caregivers of children with special health care ne eds hospitalized in the unit during the period from March to July 2013. Data collection was based on four consecutive s tages: participant observation, individual interviews , educational activities and the convergent interview. Data analysis was developed a ccording to the assumptions of the convergent analysis that included interviews pre and post educational practice, the transcript from their comments, the survey recorded during educational practice and obse rvations noted in a field diary . The project was approved by the Ethics in Research Committe e under protocol number 183 573. The results showed that : the family caregiver holds a knowledge that must be respected and valued for there to be a transformative action, the inclusion of the family in care shou ld be a gradual process so that you can absorb and re )create strategies for care at home, the sharing of knowledge and practices brought noticeable in the evolution of care Conclusion up contributions to the process of health education is a c omplex and m ultifaceted , but could contribute to a better quality of life for th ese children and their families , allowing the construction of autonomy of family members of critical and participator y manner . We recommend the development of this education program on hea lth with all parents of children with special health care n eeds during their hospital stayeng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnfermagem pediátricapor
dc.subjectEducação em saúdepor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectCuidadorespor
dc.subjectPediatric nursingeng
dc.subjectHealth educationeng
dc.subjectFamilyeng
dc.subjectCaregiverseng
dc.titleEducação em saúde com familiares cuidadores de crianças com necessidades especiais de saúde: convergência da prática com a pesquisapor
dc.title.alternativeHealth education withfamily caregivers of children with special health care needs: convergence of practice with researcheng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO cuidado à criança com necessidades especiais de saúde exige da família a adoção de inúmeras medidas de enfrentamento para realização das atividades do dia a dia. O enfermeiro tem uma importante atuação como responsável por ações educativas que auxiliam os familiares a prepararem se para esta situação, incluindo os no cuidado prestado , tornando os co participes do processo de recuperação e promoção da saúde da criança . O estudo objetivo u desenvolver um programa inovador de educação em saúde com familiares cuidadores de crianças com necessidades especiais de saúde no cenário hospitalar para o cuidado no domicílio. Trata se de uma pesquisa qualit ativa desenvolvida por meio do método da pesquisa convergente assistencial. O cenário foi uma unidade de internação pediátrica de um hospital de ensino, tendo como sujeitos do estudo os familiares cuidadores de crianças com necessidades especiais de saúde internadas na unidade no período de março a julho de 2013. A coleta de dados baseou-se em quatro etapas consecutivas: observação participante, entrevista individual, ações educativas e entrevista convergente assistencial. A análise dos dados desenvolveu se segundo os pressupostos da pesquisa convergente assistencial que incluiu as entrevistas pré e pós prática educativa, a transcrição das falas dos sujeitos da pesquisa gravadas durante a prática educativa e as observações anotadas em di ário de campo. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição sob protocolo nº 183.573 Os resultados apontaram que, o familiar cuidador é detentor de um saber que deve ser respeitado e valorizado para que haja uma ação transformadora; a inserção do familiar nos cuidados deve ser um processo gradativo para que possa absorver e re(criar) estratég ias para o cuidado no domicílio; o compartilhar de saberes e práticas trouxe contribuições notórias na evolução do cuidado. Conclui se que, o processo de educação em saúde é complexo e multifacetado, mas que pode contribuir para uma melhor qualidade de vid a dessas crianças e seus familiares, possibilitando a construção da autonomia dos familiares de forma crítica e participativa. Recomenda se o desenvolvimento deste programa de educação em saúde com todos os familiares de crianças com necessidades especiais de saúde durante o seu período de internação hospitalar.por
dc.contributor.advisor1Neves, Eliane Tatsch
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2267710105940770por
dc.contributor.referee1Trentini, Mercedes
dc.contributor.referee2Padoin, Stela Maris de Mello
dc.contributor.referee3Terra, Marlene Gomes
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2409427328172140por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEnfermagempor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Enfermagempor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


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