dc.creator | Severo, Valéria Regina Gais | |
dc.date.accessioned | 2021-08-06T18:01:34Z | |
dc.date.available | 2021-08-06T18:01:34Z | |
dc.date.issued | 2013-12-19 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/21758 | |
dc.description.abstract | The
family care of children with special health care needs requires the adoption of
numerous measures of coping to p erform daily life activities . Nurses have an
important role as responsible for educational activities that assist familie s to prepare
for this situation , in cl uding them in the care provided , making them co participant of
the recovery and promotion of child health process. The study aimed to develop an
innovative program of health education to family caregivers of children with special
health care needs in th e hospital setting to home care . This is a qualitative research
carried out by the me thod of the convergent analysis . The setting was a pediat ric unit
of a teaching hospital, the study subjects were family caregivers of children with
special health care ne eds hospitalized in the unit during the period from March to
July 2013. Data collection was based on four consecutive s tages: participant
observation, individual interviews , educational activities and the convergent interview.
Data analysis was developed a ccording to the assumptions of the convergent
analysis that included interviews pre and post educational practice, the transcript
from their comments, the survey recorded during educational practice and
obse rvations noted in a field diary . The project was approved by the Ethics in
Research Committe e under protocol number 183 573. The results showed that : the
family caregiver holds a knowledge that must be respected and valued for there to be
a transformative action, the inclusion of the family in care shou ld be a gradual
process so that you can absorb and re )create strategies for care at home, the
sharing of knowledge and practices brought noticeable in the evolution of care
Conclusion up contributions to the process of health education is a c omplex and
m ultifaceted , but could contribute to a better quality of life for th ese children and their
families , allowing the construction of autonomy of family members of critical and
participator y manner . We recommend the development of this education program on
hea lth with all parents of children with special health care n eeds during their hospital
stay | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Enfermagem pediátrica | por |
dc.subject | Educação em saúde | por |
dc.subject | Família | por |
dc.subject | Cuidadores | por |
dc.subject | Pediatric nursing | eng |
dc.subject | Health education | eng |
dc.subject | Family | eng |
dc.subject | Caregivers | eng |
dc.title | Educação em saúde com familiares cuidadores de crianças com necessidades especiais de saúde: convergência da prática com a pesquisa | por |
dc.title.alternative | Health education withfamily caregivers of children with special health care needs: convergence of practice with research | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O cuidado à criança com necessidades especiais de saúde exige da família a adoção de inúmeras medidas de enfrentamento para realização das atividades do dia a dia. O enfermeiro tem uma importante atuação como responsável por ações
educativas que auxiliam os familiares a prepararem se para esta situação, incluindo
os no cuidado prestado , tornando os co participes do processo de recuperação e
promoção da saúde da criança . O estudo objetivo u desenvolver um programa inovador de educação em saúde com familiares cuidadores de crianças com necessidades especiais de saúde no cenário hospitalar para o cuidado no domicílio.
Trata se de uma pesquisa qualit ativa desenvolvida por meio do método da pesquisa
convergente assistencial. O cenário foi uma unidade de internação pediátrica de um hospital de ensino, tendo como sujeitos do estudo os familiares cuidadores de crianças com necessidades especiais de saúde internadas na unidade no período de março a julho de 2013. A coleta de dados baseou-se em quatro etapas consecutivas: observação participante, entrevista individual, ações educativas e entrevista convergente assistencial. A análise dos dados desenvolveu se segundo os
pressupostos da pesquisa convergente assistencial que incluiu as entrevistas pré e
pós prática educativa, a transcrição das falas dos sujeitos da pesquisa gravadas
durante a prática educativa e as observações anotadas em di ário de campo. O
projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição sob protocolo
nº 183.573 Os resultados apontaram que, o familiar cuidador é detentor de um
saber que deve ser respeitado e valorizado para que haja uma ação transformadora;
a inserção do familiar nos cuidados deve ser um processo gradativo para que possa
absorver e re(criar) estratég ias para o cuidado no domicílio; o compartilhar de
saberes e práticas trouxe contribuições notórias na evolução do cuidado. Conclui se
que, o processo de educação em saúde é complexo e multifacetado, mas que pode
contribuir para uma melhor qualidade de vid a dessas crianças e seus familiares,
possibilitando a construção da autonomia dos familiares de forma crítica e
participativa. Recomenda se o desenvolvimento deste programa de educação em
saúde com todos os familiares de crianças com necessidades especiais de saúde
durante o seu período de internação hospitalar. | por |
dc.contributor.advisor1 | Neves, Eliane Tatsch | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2267710105940770 | por |
dc.contributor.referee1 | Trentini, Mercedes | |
dc.contributor.referee2 | Padoin, Stela Maris de Mello | |
dc.contributor.referee3 | Terra, Marlene Gomes | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2409427328172140 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Enfermagem | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Enfermagem | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências da Saúde | por |