dc.creator | Kurtz, Karina Moraes | |
dc.date.accessioned | 2021-08-09T10:51:01Z | |
dc.date.available | 2021-08-09T10:51:01Z | |
dc.date.issued | 2020-02-28 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/21805 | |
dc.description.abstract | This dissertation explores the historical context that permeates Charlotte Brontë’s novel Jane
Eyre. Puritanism and religious moralism that divide the thinking of the main character, Jane,
thus marks the religious guilt to which English society was subjected. The dissertation explores
female sexual repression in the Victorian era, how the protagonist's identity formation occurs
in a hostile environment, and how Brontë's novel is also a narrative of resistance. Other points
were: the similarity between Rochester and Jane, both suffer from the moral and religious
judgment of the period from childhood to adulthood. Jane's resistance to the cruelties and
oppressions she suffers throughout her life under the authoritarian and misogynistic regime of
the nineteenth-century English educational system. Among other prime factors for
understanding the oscillation between intuition and the ethical concepts that underly Jane's
formation is the concept of bildungsroman or novel of education. Regarding the main
theoretical texts is important to mention authors such as Virginia Woolf, Simone de Beauvoir,
Eric Landowski, Zymunt Bauman, Stuart Hall, among others. This analysis takes into account
the importance of works that show forms of resistance to oppressive and authoritarian regimes
not only in relation to women, but in relation to men as well, bearing in mind that suffering and
barbarism are not analogous only to one gender or ethnicity, but to all human beings, regardless
of color, gender or social class. The analysis seeks to show that in times of fear and authoritarian
regimes, literature becomes an inexhaustible source of denunciation against ideologies imposed
as a form of social control, and offers the greatest wealth that human beings can possess:knowledge. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Era vitoriana | por |
dc.subject | Jane Eyre | por |
dc.subject | Bildungsroman | por |
dc.subject | Moralismo religioso | por |
dc.subject | Resistência | por |
dc.subject | Victorian Era | eng |
dc.subject | Religious morality | eng |
dc.subject | Resistance | eng |
dc.title | As Nuances de Brontë: o romance de formação e a tessitura da identidade de Jane Eyre | por |
dc.title.alternative | The Nuances of Brontë: the bildungsroman and Jane Eyre's identity tessiture | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A presente dissertação tem como objeto de análise o romance de formação de Charlotte Brontë,
Jane Eyre, visando uma exploração do contexto histórico que permeia a obra. O puritanismo e
o moralismo religioso que divide a maneira de pensar da personagem principal, Jane, marca
assim a culpa religiosa à qual a sociedade inglesa era submetida. A dissertação explora a
repressão sexual feminina na era vitoriana, o modo como ocorre a formação de identidade da
protagonista diante de um ambiente hostil e como o romance de Brontë é ao mesmo tempo uma
narrativa de resistência. Outros pontos foram: como o personagem Rochester é semelhante à
Jane, ambos sofrem com o julgamento moral e religioso do período desde a infância à idade
adulta. Outro tópico foi a resistência de Jane diante das crueldades e das opressões que sofre ao
longo de sua vida sob o regime autoritário e misógino do sistema educacional inglês do século
XIX. Entre outros fatores primordiais para compreender a oscilação entre a intuição e os
conceitos éticos que permeiam a formação de Jane, está o conceito de bildungsroman ou o
romance de formação. Como aporte teórico foram utilizados textos de autores como Virginia
Woolf, Simone de Beauvoir, Eric Landowski, Zymunt Bauman, Stuart Hall, entre outros. Esta
análise levou em consideração a importância de obras que evidenciam formas de resistência
diante de regimes opressivos e autoritários não apenas em relação ao sexo feminino, mas com
relação ao masculino também, tendo em mente que o sofrimento e a barbárie não são análogos
apenas a um sexo ou à uma etnia, mas sim ao ser humano, não importando cor, gênero ou classe
social. A análise buscou evidenciar que, em tempos de medo e de regimes autoritários, a
literatura vem a ser uma inesgotável fonte de denúncias contra ideologias impostas como forma
de controle social, e oferece a maior riqueza que o ser humano pode possuir: o conhecimento. | por |
dc.contributor.advisor1 | Umbach, Rosani Úrsula Ketzer | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5773862679226891 | por |
dc.contributor.referee1 | Silva , Vera Lucia Lenz Vianna da | |
dc.contributor.referee2 | Moreira, Luciane de Oliveira | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8333794821956325 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Letras | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |