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dc.contributor.advisorPadilha, Rodrigo Vieira
dc.creatorScher, Luis Henrique Ost
dc.date.accessioned2021-08-09T13:27:13Z
dc.date.available2021-08-09T13:27:13Z
dc.date.issued2021-02-10
dc.date.submitted2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/21842
dc.descriptionTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia Elétrica, RS, 2021.por
dc.description.abstractClimate changes and the increased focus on the use of renewable resources rekin dled the internacional comunity’s interest in electrical traction as a counterpoint to the popular internal combustion systems. Over the last two decades, several topologies have been implemented making use of a combination of electric and combustion motors, called hybrid vehicles, or through the exclusive use of the electrical portion, called purely electric vehicles. In these, inductive motors, synchronous permanent magnets and reluctance were used, with each topology presenting advantages at different points. Among these, Brusless DC motors are an interesting alternative due to their high power density and efficiency, in addition to the ease and low cost linked to their control, mainly related to the absence of field windings, trapezoidal wave presented by its counter electromotive force and the possibility of using Hall effect sensors to obtain the rotor position, proving to be an extremely versatile option. In this manner, this undergraduate thesis will present the development and implementation of a control system for external rotor Brushless DC motor using the Six Step technique with and without closed loop speed control. The different modes of implementation of the technique will be discussed, with operation using the 120o conduction principle. In addition to the original technique, a closed loop control system will be developed in order to automate the process of adjusting the rotor speedaccording to stipulated references, thus increasing the robustness of the system. Finally,experimental results obtained from simulation will be presented, in order to validate thetheory and compare the results obtained with and without the use of closed loop.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEngenharia elétricapor
dc.subjectMotor síncrono de ímãs permanentespor
dc.subjectSix steppor
dc.subjectControle de velocidadepor
dc.subjectBLDCpor
dc.subjectPMSMpor
dc.titleSistema de controle para motores BLDC utilizando técnica six step com controle de velocidade visando tração veicularpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Engenharia Elétricapor
dc.description.resumoAlterações climáticas e o aumento do foco na utilização de recursos renováveis reacenderam o interesse da comunidade internacional pela tração elétrica em um contrapontos populares sistemas de combustão interna. No passar das últimas duas décadas, diversas topologias foram implementadas fazendo uso de uma combinação entre motores elétricos e a combustão, denominados veículos híbridos, ou através do uso exclusivo da parcela elétrica, chamados veículos puramente elétricos. Nestes fez-se uso principalmente de motores indutivos, síncronos de imãs permanentes e relutância, com cada topologia apresentando vantagens em diferentes pontos. Dentre estes, motores Brusless DC mostram-se uma alternativa interessante devido a elevada densidade de potência e eficiência, além da facilidade e baixo custo atrelado ao seu controle, principalmente relacionado a ausência de enrolamentos de campo, onda trapezoidal apresentada por sua força contraeletromotriz e a possibilidade da utilização de sensores de efeito Hall para obtenção da posição rotórica, mostrando-se uma opção extremamente versátil. Desta forma, este trabalho de conclusão de curso apresentará o desenvolvimento e implementação de um sistema de controle para motor Brushless DC de rotor externo fazendo uso da técnica Six Step com e sem controle de velocidade em malha fechada. Serão discutidos os diferentes modos de implementação da técnica, com a operação utilizando principío de condução em 120o. Em complemento a técnica original, será desenvolvido um sistema de controle em laço fechado visando automatizar o processo de ajuste da velocidade do rotor conforme referências estipuladas, aumento assim a robustez do sistema. Por fim, serão apresentados resultados experimentais obtidos a partir de simulação, com objetivo de validar a teoria apresentada e comparação entre resultados obtidos com e sem uso de malha fechada.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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