O mercado do futebol: dimensões institucionais e desempenho econômico
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Data
2020-03-25Primeiro membro da banca
Martinelli Júnior, Orlando
Segundo membro da banca
Lopes, Herton Castiglioni
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A presente pesquisa tem o propósito de analisar como ocorreu o processo de formação e
desencadeamento do mercado do futebol e quais suas implicações quanto ao cenário brasileiro.
É uma pesquisa teórica, complementada por dados disponibilizados em bases públicas e
privadas. A pesquisa é descritiva, visto que pretende caracterizar o mercado de futebol
brasileiro, e é explicativa por identificar as condições e os fatores causais, originados no
passado, que implicam os padrões inerentes ao mercado brasileiro. O futebol é uma atividade
esportiva de origem imprecisa, mas suas características iniciais remontam ideias voltadas a
aspectos lúdicos, com a presença de laços afetivos, diversão e lazer. No processo histórico de
desenvolvimento, o esporte passou a ser visto como uma atividade de ostentação, uma vez que
se tornou uma atividade de proeza, praticada essencialmente pela classe ociosa. A partir do
sentimento de emulação da proeza no esporte, emanado pelas classes comuns, houve a
popularização dessa atividade esportiva, transformando-a em um esporte das massas. Por
intermédio da popularização, e da subsequente profissionalização, foi criado um mercado
específico, destinado à exploração da proeza e do status social demandado pelo novo viés
adquirido pelo esporte. A organização, mediante alterações e criações legais, mudanças
estruturais, e mecanismos, condicionam a renovação do esporte e sua transformação em um
mercado rentável com cifras financeiras significativas. O produto futebol resulta da interação
de agentes da cadeia produtiva hierárquica do futebol, comprometidos nos processos
produtivos, organização e gestão do produto espetáculo. O produto futebol é criado a partir da
participação conjunta das equipes, os times individualmente pouco concorrem economicamente
entre si, mas sim, todos eles conjuntamente. É a liga que concorre como cadeia produtiva com
outras ligas. Aqui, a concorrência ocorre entre esportes, e demonstra, seja por aspectos sazonais
ou por classes sociais, as preferências do consumidor-torcedor. Os produtos substitutos
próximos entre si são os esportes, como produtos ofertados por cada Liga. O interesse das
equipes é conseguir bons desempenhos esportivos e financeiros, e conquistar a fidelização ao
futebol, especificamente. A pretensão, portanto, é proporcionar jogos competitivos e atrativos
a fim de conquistar a fidelização de seu consumidor/torcedor para os jogos de futebol, isto é, a
liga de futebol, em detrimento à outras ligas. Ao buscar entender o cenário do futebol brasileiro,
nota-se aumento das receitas oriundas de publicidade, bilheteria, transmissões de jogos e
negociação de atletas, mesmo em um período com registro de estagnação econômica nacional.
Isso atesta para o sucesso dos mecanismos de esforços de venda aplicados pela cadeia produtiva
de futebol. A concorrência entre Ligas recai na dinâmica dos esforços de vendas, que reflete
elevação da audiência das transmissões dos jogos, majoração dos ingressos, contratos de
publicidade e propaganda mais rentáveis, entre outras formas de elevação de receitas e de
lucros. Essa condição revela um mercado promissor, com potencial de crescimento, visto que
mesmo diante de uma situação de estagnação econômica, o fluxo financeiro do futebol é
mantido.
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