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dc.contributor.advisorLanzanova, Thompson Diordinis Metzka
dc.creatorMüller, Alice Oliari
dc.date.accessioned2021-08-24T16:50:31Z
dc.date.available2021-08-24T16:50:31Z
dc.date.issued2021-07-14
dc.date.submitted2021-07-14
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/22044
dc.description.abstractCommitment to move towards sustainability leads to the search of internal combustion engines new fuels and viable strategies to reduce the emission of greenhouse gases. Biofuels become a viable solution due to their renewable replacement and environmental and economic benefits. Studies show that there is an increase in the indicated efficiency of spark ignition engines when operated without throttling through the use of variable valve timing strategies. The use of these strategies brings reductions in pumping work losses. Over the last few decades, several strategies have been proposed to increase engine performance. In this work, computational models of a research single-cylinder spark ignition engine equipped with a fully variable electro-hydraulic valve actuation system operating on ethanol and using different valve timing strategies were developed and validated. The computational simulation was performed using a one-dimensional finite volume software specific for internal combustion engines. The modeling technique used was TPA (three pressure analysis). This model seeks to simulate the real engine gas exchange condition by using experimental data of instantaneous pressure and flow temperature in the intake and exhaust manifolds as boundary conditions. The instantaneous cylinder pressure is used to calculate the rate of heat release during combustion, and as a comparative validation parameter. The valve strategies used in the previously carried out experiment were positive valve overlap and negative valve overlap. Different loads, from 2.0 to 9.0 bar IMEP at 1500 rpm, were evaluated for each strategy. Models for both strategies were validated, deviations between simulated and experimental validation parameters were presented, and a comparative analysis present a greater gain in efficiency with NVO in condition of 3 bar IMEP.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMotor de combustão internapor
dc.subjectTempo de válvula variávelpor
dc.subjectEtanolpor
dc.titleValidação de modelos computacionais de um motor de ignição por centelha com comando de válvulas totalmente variável operando com etanolpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationEngenharia Mecânicapor
dc.description.resumoA consciência da necessidade de avançar em direção à sustentabilidade faz com que novos combustíveis e estratégias viáveis sejam buscadas para reduzir a emissão de gases do efeito estufa e formadores de chuva ácida oriundos de motores de combustão interna. Os biocombustíveis se tornam uma solução viável devido a sua reposição renovável e benefícios ambientais e econômicos. Estudos mostram que existe um aumento na eficiência indicada de motores de ignição por centelha ao serem operados sem estrangulamento através da utilização de estratégias de tempo de válvulas variáveis. A utilização dessas estratégias traz reduções de perdas de trabalho por bombeamento. Durante as últimas décadas, várias estratégias foram propostas para aumentar o desempenho do motor. Neste trabalho, modelos computacionais de um motor de ignição por centelha monocilíndrico de pesquisa equipado com um sistema eletro-hidráulico de atuação de válvulas totalmente variável operando a etanol e utilizando diferentes estratégias de eventos de válvulas foram desenvolvidos e validados. A simulação computacional foi realizada através de um software de volumes finitos unidimensional específico para motores de combustão interna. A técnica de modelagem utilizada foi a TPA (análise de três pressões). Esse modelo busca simular a condição de troca de gases do motor real ao utilizar dos dados experimentais de pressão instantânea e temperatura do escoamento nos coletores de admissão e exaustão como condições de contorno. A pressão instantânea de cilindro é utilizada para calcular a taxa de liberação de calor durante a combustão e como parâmetro comparativo de validação. As estratégias de válvulas utilizadas nos experimentos previamente realizados foram de cruzamento positivo de válvulas e cruzamento negativo de válvulas. Diferentes cargas, de 2.0 à 9.0 bar IMEP em 1500 rpm, foram avaliadas para cada estratégia. Modelos para ambas as estratégias foram validados, os desvios entre os parâmetros de validação simulados e experimentais foram apresentados e a análise comparativa apresentou o maior ganho de eficiência par ao NVO na condição de 3 bar IMEP.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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