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dc.creatorVasconcellos, Silvane Vagner
dc.date.accessioned2021-09-01T17:14:58Z
dc.date.available2021-09-01T17:14:58Z
dc.date.issued2020-01-06
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/22129
dc.description.abstractResearchers are currently attracting interest in the search for the causes and mechanisms involved in the loss of functional fitness with advancing age and for this reason it is important to create strategies to minimize this loss and maintain or improve health at this stage of life. The aim of this study was to analyze the effects of the Pilates Solo Method (MPS) on the functional fitness and cognitive performance of the elderly. This is an experimental study with pre and post test, involving a pilates group (GP) and a control group (GC). Individuals of both sexes, aged between 60 and 79 who did not practice regular physical exercises were included. Individuals with neurological, cardiovascular, respiratory and orthopedic diseases that prevent Pilates exercises, smoking habits and wheelchair use could not participate in the study. As evaluation instruments were used an evaluation form, Rikli and Jones test, dynamometer test and mini mental state exam. All evaluations were performed before the interventions and redone at the end of this period by the same evaluators. The GP received one-hour MPS classes twice a week for eighteen weeks. After this period, the GC also received the same number of classes. The program SPSS, version 21.0 for Windows was used. For data normality analysis, the Shapiro Wilk test was performed. As it was found that some variables had parametric distribution and others non-parametric, we used the paired t-test and Wilcoxon test in intra-group comparisons and for inter-group comparisons the t-test for independent samples and Mann Whitney test. As a result, a significant difference for the lower limb strength, upper limb strength, lower limb strength, TUG, functional aptitude, right and left arm dynamometer was obtained as a significant difference in the right arm dynamometer and right arm dynamometer. Still, a significant difference was obtained between the groups in lower limb flexibility and functional fitness. It was concluded that after 34 MPS classes, there was an improvement in functional capacity and muscle strength of the elderly.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnvelhecimentopor
dc.subjectExercício físicopor
dc.subjectForça muscularpor
dc.subjectAptidão funcionalpor
dc.subjectDinamômetropor
dc.subjectPilatespor
dc.subjectAgingeng
dc.subjectPhysical exerciseeng
dc.subjectMuscle strengtheng
dc.subjectFunctional fitnesseng
dc.subjectDynamometereng
dc.titleO efeito do método pilates na aptidão funcional e desempenho cognitivo de idosospor
dc.title.alternativeThe effect of the pilates method on functional fitness and cognitive performance of elderlyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoAtualmente vem despertando o interesse de pesquisadores a procura das causas e mecanismos envolvidos na perda da aptidão funcional com o avanço da idade e por este motivo torna-se importantes criar estratégias para minimizar essa perda e manter ou melhorar a saúde, nessa etapa da vida. O objetivo do estudo foi analisar os efeitos do Método Pilates Solo (MPS) na aptidão funcional e desempenho cognitivo de idosos. Trata-se de um estudo experimental com pré e pós teste, envolvendo um grupo pilates (GP) e um grupo controle (GC). Foram incluídos indivíduos de ambos os sexos, com idade entre 60 e 79 não praticantes de exercícios físicos regulares. Não puderam participar do estudo os indivíduos que apresentassem doenças neurológicas, cardiovasculares, respiratórias e ortopédicas que impedem a realização dos exercícios de Pilates, apresentassem hábitos de tabagismo e utilizassem cadeira de rodas. Como instrumentos de avaliação foram utilizados uma ficha de avaliação, teste de Rikli e Jones, teste do dinamômetro e o mini exame do estado mental. Todas avaliações foram realizadas antes das intervenções e refeitas ao término desse período pelos mesmos avaliadores. O GP recebeu aulas do MPS com duração de uma hora, duas vezes na semana durante dezessete semanas. Após esse período, o GC também recebeu o mesmo número de aulas. Utilizou-se nas comparações intra-grupos o teste t pareado e teste Wilcoxon e para as comparações inter grupos o teste t para amostras independentes e teste Mann Whitney. Obteve-se como resultado, diferença significativa para o GP na força de membros inferiores, força de membros superiores, flexibilidade de membros inferiores, TUG, aptidão funcional, dinamômetro braço direito e esquerdo, no GC houve diferença significativa aptidão funcional e dinamômetro braço direito. Ainda, obteve-se diferença significativa entre os grupos em flexibilidade membros inferiores e na aptidão funcional. Concluiu-se que, após 34 aulas do MPS, houve melhora da capacidade funcional e força muscular de idosos.por
dc.contributor.advisor1Corazza, Sara Teresinha
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3820760544357387por
dc.contributor.referee1Santos, Daniela Lopes dos
dc.contributor.referee2Azambuja, Cati Reckelberg
dc.contributor.referee3Feijó, Marcia Gonzalez
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2467447865739952por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentCiências da Saúdepor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gerontologiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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