O perfil dos consumidores de produtos de beleza: pesquisa com questionário on-line
Resumo
Esta monografia tem como principal objetivo identificar a relação entre o consumo feminino de produtos de beleza
e a renda. Além disso, buscou-se verificar os produtos consumidos, identificar a classe social que mais consome
e analisar os demais fatores que influenciam a compra e o uso de produtos de beleza. Para tanto, foi realizada uma
pesquisa através do método indutivo, dessa forma, coletou-se dados a partir de dois questionários aplicados numa
plataforma on-line, neste caso, no Google Forms. Em ambos os questionários aplicados, foi criado um link e
divulgado por um aplicativo de troca de mensagens e pelo Facebook. Vale destacar que os resultados obtidos
apresentam que a renda influencia na compra de produtos de beleza, mas não as impede de consumir. O que varia
é a quantidade de produtos adquiridos de acordo com a renda. Identificou-se que os produtos mais consumidos
são os de cabelo, maquiagens e hidratantes. Além do mais, identificou-se que a classe social mais consumista
desse setor é a que possui maior poder aquisitivo, entretanto, percebeu-se que as pessoas de renda inferior são
consumidores ativos, mas com restrições. Ademais, percebeu-se que os consumidores priorizam a qualidade,
mesmo pagando mais caro por isso, como também, observou-se que há uma mudança de comportamento das
pessoas, que visam otimizar seu tempo e obter mais praticidade no cotidiano ao optar por procedimentos estéticos.
Portanto, comprova-se o quanto é importante analisar o mercado dos produtos de beleza, pois ele continua
crescendo mesmo em momentos de crise.
Coleções
- TCC Ciências Econômicas [120]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: