Avaliação de parâmetros de resistência mecânica de material fresado estabilizado com cimento Portland, cal e rocha basáltica pulverizada para emprego em pavimentação
Resumo
A preocupação com a preservação ambiental juntamente com o crescimento
econômico busca cada vez mais a reutilização de materiais descartados na indústria
da construção como fonte de matéria prima para novas obras. A reciclagem de
materiais descartados providos de recuperação ou manutenção de rodovias pode
contribuir para uma economia e sustentabilidade em obras viárias. Além disso, sua
reutilização colaboraria na diminuição de custos relativos ao transporte de matéria
prima e diminuição da extração de materiais virgens da natureza. Métodos estão
sendo desenvolvidos para a utilização do material fresado originado da retirada de
revestimentos antigos para aplicação em novas camadas de pavimentos, como
consta em literaturas internacionais Reclaimed Asphalt Pavement (RAP), a qual
descreve a aplicação de material fresado em estruturas de bases ou sub-bases de
pavimentos. Desse modo o reaproveitamento de material fresado oriundo de
manutenção de pavimentos asfálticos vem cada vez mais sendo tema de pesquisas
no mundo acadêmico, na busca de sua reutilização. Entretanto, para que seja
possível a utilização de tal material em obras viárias, faz necessário um método
racional de dosagem de misturas como o existente para concretos. Dessa maneira,
este trabalho tem como objetivo determinar a influência da quantidade de cimento
(percentual) e adições da cal (percentual). Em uma mistura de material fresado com
pó de pedra, avaliando seus Índices de Vazios, Absorção e Massa Específica, para
assim, ter parâmetros de dosagem e avaliar a influência das relações vazios/material
cimentante na estimativa da sua resistência sobre a mistura de material fresado e pó
de pedra com diferentes teores de cimento e adição da cal. As avaliações serão
realizadas por meio de ensaios laboratoriais: Ensaios de Caracterização (Análise
Granulométrica, Extração de Betume, Rice e Compactação), Resistência à
Compressão Simples (RCS), Resistência à Tração por Compressão Diametral
(RTCD), Resistência à Tração na Flexão (RTF), Módulo de Resiliência (MR). Serão
realizados todos os ensaios supracitados na mistura de referência composta com
agregado natural e nas misturas estabilizadas. Os teores de cimento utilizados serão
de 4% e 5%, com adição da cal em teores 3% e 6%. A compactação dos corpos de
prova será realizada na energia normal, intermediaria e modificada, sendo os
ensaios realizados aos 7 e 91 dias de cura. Ainda serão realizadas correlações entre
as propriedades mecânicas e as características das misturas através da relação
𝜂/𝐶𝑖%que busquem prever as resistências e módulos para todas as misturas
estudadas. Dessa forma, tornando possível a aplicação dos traços em obras de
pavimentação, a partir da dosagem do material cimentante e sua compactação.
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