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dc.creatorMasutti, Gustavo Corbellini
dc.date.accessioned2021-09-13T18:44:37Z
dc.date.available2021-09-13T18:44:37Z
dc.date.issued2020-07-22
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/22208
dc.description.abstractIn this work, the behavior of short and small diameter excavated piles submitted to tests of static load to compression, performed in an experimental field in the city of Cruz Alta / RS, is evaluated. At the research site, simple recognition tests (SPT) were performed, collections of deformed samples from the A and B horizons of the soil for characterization tests, particle size and physical indexes. Nine piles were excavated by a mechanical auger with a length of 3.00 m, diameter of 0.30 m and different construction characteristics: three piles concreted according to the usual practice, resisting by lateral and tip friction; three floating piles, having only resistance by lateral friction, executed with expanded polystyrene discs at the tip that were later dissolved, and three piles with improved tip resistance by including a layer of compacted crushed stone at the bottom of the drilling. The results of the load versus settlement curves obtained in the load tests were interpreted by the method of NBR 6122 (ABNT, 2019) and by the method of Van der Veen (1953), for later comparison with the values estimated by established semi-empirical methods of calculation load capacity. The results showed that the piles have a low breaking load capacity, with conventional piles having the greatest variations. The floating piles reached load capacity values similar to conventional piles, demonstrating the influence of lateral friction resistance in the soil in question. Piles with an improved tip reached, on average, loads 18.9% higher than conventional piles. They also presented homogenization of the settlements and / or their behavior when loaded. Due to its ease of execution, it becomes a simple, affordable and efficient alternative for obtaining an increase in short pile resistance. For the prediction of load capacity through correlations with simple recognition tests (SPT), the method of Décourt and Quaresma (1978) showed values 23.7% higher than the average values found in load tests. When compared with the average of the results of floating piles, the value related to the load capacity by lateral friction was 4.6% lower. The presented study demonstrates the importance of carrying out load tests on piles to verify in loco the loads obtained from traditional calculation methods.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectProva de cargapor
dc.subjectFundações profundaspor
dc.subjectCapacidade de cargapor
dc.subjectLoad testeng
dc.subjectDeep foundationseng
dc.subjectBearing capacityeng
dc.titleComportamento à compressão de estacas escavadas de pequeno diâmetro em campo experimental na cidade de Cruz Alta/RSpor
dc.title.alternativeCompression behavior of small diameter excaved piles in experimental field in the city of Cruz Alta/RSeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoNeste trabalho avalia-se o comportamento de estacas escavadas curtas e de pequeno diâmetro submetidas a provas de carga estática à compressão, executadas em campo experimental na cidade de Cruz Alta/RS. No local da pesquisa, realizaram-se ensaios de simples reconhecimento (SPT), coletas de amostras deformadas dos horizontes A e B do solo para ensaios de caracterização, curva granulométrica e índices físicos. Foram executadas nove estacas escavadas por trado mecânico com comprimento de 3,00 m, diâmetro de 0,30 m e características construtivas diferentes: três estacas concretadas conforme a prática usual, resistindo por atrito lateral e ponta; três estacas flutuantes, possuindo somente resistência por atrito lateral, executadas com discos de poliestireno expandido na ponta que posteriormente foram dissolvidos e, três estacas com a resistência de ponta melhorada através da inclusão de camada de pedra britada compactada no fundo da perfuração. Os resultados das curvas carga versus recalque obtidos nas provas de carga foram interpretados pelo método da NBR 6122 (ABNT, 2019) e pelo método de Van der Veen (1953), para posterior comparação com os valores estimados por métodos semi-empíricos consagrados de cálculo de capacidade de carga. Os resultados demonstraram que as estacas possuem baixa capacidade de carga de ruptura, sendo as estacas convencionais as que apresentaram maiores variações. As estacas flutuantes alcançaram valores de capacidade de carga semelhantes às estacas convencionais, demonstrando a influência da resistência por atrito lateral no solo em questão. As estacas com ponta melhorada alcançaram, em média, cargas 18,9% superiores às estacas convencionais. Apresentaram também homogeneização dos recalques e/ou de seu comportamento quando carregadas. Por sua facilidade de execução, torna-se uma alternativa simples, acessível e eficiente para a obtenção de acréscimo na resistência de estacas curtas. Para a previsão da capacidade de carga através de correlações com ensaios de simples reconhecimento (SPT), o método de Décourt e Quaresma (1978) apresentou valores 23,7% superiores aos valores médios encontrados nas provas de carga. Quando comparado com a média dos resultados das estacas flutuantes o valor referente à capacidade de carga por atrito lateral foi 4,6% inferior. O estudo apresentado demostra a importância da execução de provas de carga em estacas para verificação in loco das cargas obtidas a partir dos métodos tradicionais de cálculo.por
dc.contributor.advisor1Baroni, Magnos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4977419778481897por
dc.contributor.referee1Pinheiro, Rinaldo Jose Barbosa
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1539316781096410por
dc.contributor.referee2Gusmão, Alexandre Duarte
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4312371877753383por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3745815913370440por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEngenharia Civilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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