Desenvolvimento de material didático digital para apoio ao ensino de alunos maduros no PROEJA/CTISM
Visualizar/ Abrir
Data
2021-06-02Primeiro coorientador
Barin, Cláudia Smaniotto
Primeiro membro da banca
Maraschin, Mariglei Severo
Segundo membro da banca
Dolwitsch, Julia Bolssoni
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este estudo foi desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Colégio Técnico Industrial da Universidade Federal de Santa Maria, Mestrado Acadêmico, com linha de pesquisa em Inovação para Educação Profissional e Tecnológica. Apresentou como objetivo geral desenvolver material didático digital para o apoio ao ensino na educação de alunos adultos inseridos no ensino profissionalizante: EJA EPT (PROEJA). Um objetivo específico foi discutir as contribuições e impactos destes materiais didáticos digitais no aprendizado do aluno adulto inserido nesta modalidade de ensino, diante das lacunas deixadas em sua educação no transcorrer do tempo, na história da educação brasileira. Justifica-se a relevância do estudo para verificar as necessidades de experimentação de diferentes materiais didáticos com o público adulto e maduro, através da metodologia de pesquisa de caráter qualitativo aplicada e, concentrada em torno dos problemas presentes nas instituições de ensino. A presente pesquisa foi dedicada à concretização do projeto de um site e, principalmente, de materiais didáticos digitais em apoio aos professores PROEJA. Os dados concebidos foram coletados através de um parecer aplicado a uma mostra de professores atuantes nesta modalidade de ensino e baseado em suas práxis pedagógicas. Em seus resultados, apresentou um produto com relevância social e educacional, em apoio à modalidade de ensino EJA EPT (PROEJA) fomentando novos olhares em relação à essa importante política pública, sobretudo, neste atual momento de tantas dificuldades impostas pela pandemia Covid-19, contribuindo para o ensino remoto e híbrido. Desta forma, cumpriu seu objetivo focal: um produto educacional, aberto, para auxiliar professores PROEJA em suas aulas, através da elaboração e disponibilização de materiais didáticos digitais voltados aos alunos adultos maduros e, de um site educacional, para hospedar os materiais elaborados. Ainda, como resultados obtidos, contribuiu e ampliou possibilidades para novas pesquisas, nas áreas que contemplam metodologias ativas de ensino e para adultos na EPT, como em pesquisas que discutam as necessidades de apoio aos professores atuantes na educação básica.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: