Mostrar registro simples

dc.creatorGonçalves, Paula Joseane Rocha
dc.date.accessioned2021-10-01T19:06:19Z
dc.date.available2021-10-01T19:06:19Z
dc.date.issued2021-05-31
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/22319
dc.description.abstractThis research is linked to the line of research Teacher Training for Professional Education of the Master in Professional and Technological Education at UFSM and to the Group of Studies and research in Initial and Continuing Teacher Training - Magma. To do so, we started with the following research question: How are the teaching knowledge constituted and in what way the formative paths are singularized by the experiential knowledge of the Portuguese Language teachers in the EBPT of a Federal Institute of Rio Grande do Sul? Is there any impact of these paths on the praxis of these teachers? Seeking to answer this question, this dissertation presents a research carried out with eight educators, which aimed to know the training paths and teaching knowledge of teachers of Portuguese Language and Brazilian Literature, working in Integrated Technical courses at the medium level of Professional and Technological Education (EPT), in the sense of analyzing how training paths and teaching knowledge influence their pedagogical practices. We seek to know their training paths, their teaching knowledge, the representations they have of teaching as well as the educational practices developed by them and that leverage the teaching of LPLB. For this, the methodological choice was qualitative research. The inclusion criteria were to be an effective teacher in the area of Letters and to be working with the discipline of LPLB in the integrated technical courses at the secondary level. As for the production of data, the interviews were of the semi-structured type, which allows for greater interaction between the interviewer and the interviewee. For data analysis, Content Analysis according to Bardin was used. It was possible to realize that the training paths of employees are full of professional choices and that experiential knowledge is essential for the success of educational practices in the classroom. In addition, LPLB teaching is based on proposals for meaningful activities for learners. Although the professors affirm that they have learned in practice to work with Integrated High School, it is important to emphasize that universities must qualify future teachers for work in EPT.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSaberes docentespor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectLíngua portuguesapor
dc.subjectTeaching knowledgeeng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectPortuguese languageeng
dc.titleSaberes docentes e trajetos formativos de professores de língua portuguesa da EPTpor
dc.title.alternativeKnowing teachers and training paths for portuguese language teachers from EPTeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa se vincula à linha de pesquisa Formação Docente para a Educação Profissional do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica da UFSM e ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Inicial e Continuada de Professores - Magma. Para tanto partiu-se da seguinte questão de pesquisa: Como se constituem os saberes docentes e em que forma os trajetos formativos são singularizados pelos saberes experienciais dos professores de Língua Portuguesa na EBPT de um Instituto Federal do Rio Grande do Sul? Existe algum impacto destes trajetos nas práxis destes docentes? Buscando responder a esse questionamento, esta dissertação apresenta pesquisa realizada com oito educadores, a qual teve como objetivo conhecer os trajetos formativos e os saberes docentes de professores de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, atuantes em cursos Técnicos Integrados de nível Médio da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), no sentido de analisar como os trajetos formativos e os saberes docentes influenciam em suas práticas pedagógicas. Buscamos conhecer seus trajetos formativos, seus saberes docentes, as representações que eles possuem da docência bem como as práticas educativas desenvolvidas por eles e que alavancam o ensino de LPLB. Para tanto, a escolha metodológica foi a pesquisa qualitativa. Os critérios de inclusão eram ser docente efetivo da área de Letras e estar trabalhando com a disciplina de LPLB nos cursos técnicos Integrados de nível Médio. Quanto à produção de dados, as entrevistas foram do tipo semiestruturada, o que permite uma maior interação entre entrevistador e entrevistado. Para análise de dados, foi utilizada a Análise de Conteúdo de acordo com Bardin. Foi possível perceber que os trajetos formativos dos colaboradores são repletos de escolhas profissionais e que os saberes experienciais são essenciais para o êxito das práticas educativas em sala de aula. Além disso, o ensino de LPLB é baseado em propostas de atividades significativas para os educandos. Apesar dos professores afirmarem que aprenderam na prática a trabalhar com o Ensino Médio Integrado, é importante salientar que as universidades devem qualificar os futuros professores para o trabalho na EPT.por
dc.contributor.advisor1Brancher, Vantoir Roberto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3260077562370842por
dc.contributor.referee1Oliveira, Valeska Maria Fortes de
dc.contributor.referee2Silva, Monique da
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0817287430954758por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeColégio Técnico Industrial de Santa Mariapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International