dc.creator | Maslowski, Adriano André | |
dc.date.accessioned | 2021-10-07T17:31:18Z | |
dc.date.available | 2021-10-07T17:31:18Z | |
dc.date.issued | 2017-03-15 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/22352 | |
dc.description.abstract | This dissertation addresses the philosophical and phenomenological thinking of Emmanuel
Levinas. Through a study on the work "Totality and Infinity" the aim is to investigate: "Face
and Intentionality: overcoming or renewal of phenomenology?". The research has as
problematic to analyze how Levinas proposes an overcoming or renovation on the
phenomenological method when it proposes radically the face as a countermovement of the
intentionality? And, starting from this uneasiness, what elements will Levinas present to
support his proposal of facial phenomenology? The research is based on two foundations that,
roughly speaking, complement each other: first, the reading of Levinas of his masters Husserl
and Heidegger and, in a second moment, the criticism that Levinas expresses to his masters
taking phenomenology to a radicalization. To do so, the research is subdivided into three
chapters, that is: 1) Levinas: phenomenology and ontology; 2) Original descent as critical to
phenomenology; Phenomenology of the face. Starting from a study of his masters Husserl and
Heidegger, Levinas points out that the first meaning is neither giving of meaning, being
intentional consciousness, nor understanding of being. This author, by the movement of
interiority, presents a critique of phenomenology seeking to show the first/origin movement. In
a critique of representation and understanding of being, the author opposes totality by
presenting the movement of separation, which must be seen as the first connotation. By fruition,
a movement that counterposes intentionality, the author will reaffirm subjectivity in an infinite
dimension, that is, before the intentional consciousness of an existence that presents itself
through the face, which cannot be objectified, it presents itself in its infinite dimension.
Subjectivity thus will enable an openness to externality, that is, otherness. For Levinas, the face
presents itself as intentional countermovement being ethical, that is, that the face makes the I
(nominative) a self (moi) in the accusative, that is, it deprives it of its sovereignty to constitute
it as responsible subjectivity. In this sense, the present reflection presents the Levinasian
reading of phenomenology as a renewal of the phenomenology of its masters, that is, it leads to
a radicalism. This renewal is presented in the work "Totality and Infinity" as a phenomenology
in the appearance, which for Levinas is a phenomenology that calls for an ethical relationship
of responsibility for the life of another | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Emmanuel Levinas | por |
dc.subject | Fenomenologia | por |
dc.subject | Rosto | por |
dc.subject | Infinito | por |
dc.subject | Ética | por |
dc.subject | Phenomenology | eng |
dc.subject | Face | eng |
dc.subject | Infinite | eng |
dc.subject | Ethic | eng |
dc.title | Rosto e intencionalidade: superação ou renovação da fenomenologia? | por |
dc.title.alternative | Face and intentionality: overrunning or renewal of phenomenology? | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A dissertação aborda o pensamento filosófico e fenomenológico de Emmanuel Levinas. Por
meio de um estudo a obra “Totalidade e Infinito” deseja investigar: “Rosto e Intencionalidade:
superação ou renovação da fenomenologia?”. A pesquisa tem como problemática analisar como
Levinas irá propor uma superação ou renovação ao método fenomenológico quando propõe
radicalmente o rosto como contramovimento da intencionalidade? E, partindo desta
inquietação, quais elementos Levinas apresentará para sustentar sua proposta de fenomenologia
do rosto? A pesquisa toma por base dois elementos que, a grosso modo, devem se
complementar: em um primeiro momento a leitura de Levinas a seus mestres Husserl e
Heidegger e, em um segundo momento, a crítica que Levinas expressa a seus mestres levando
a fenomenologia a uma radicalização. Para tanto, a pesquisa é subdividida em três capítulos, a
saber: 1) Levinas: fenomenologia e ontologia; 2) Descida originária como crítica a
fenomenologia; 3) Fenomenologia do rosto. Partindo de um estudo de seus mestres Husserl e
Heidegger, Levinas pontua que a significação primeira não é nem doação de sentido, sendo
consciência intencional, e nem compreensão do ser. Este autor, pelo movimento de
interioridade, apresenta uma crítica à fenomenologia procurando mostrar o movimento
primeiro/originário. Em uma crítica a representação e a compreensão do ser, o autor se opõe a
totalidade apresentando o movimento de separação, o qual deve ser visto como significação
primeira. Pela fruição, movimento que contrapõe a intencionalidade, o autor irá reafirmar a
subjetividade em uma dimensão infinita, ou seja, antes da consciência intencional a um
existente que se apresenta pelo rosto, o qual não pode ser objetivado, ele se apresenta em sua
dimensão infinita. A subjetividade assim irá possibilitar uma abertura à exterioridade, ou seja,
a alteridade. Para Levinas, o rosto apresenta-se como contramovimento intencional sendo ética,
isso significa, que o rosto faz do eu (nominativo) um eu (moi) no acusativo, isto é, o destitui de
sua soberania para constituí-lo como subjetividade responsável. Nesse sentido, a presente
reflexão apresenta a leitura levinasiana da fenomenologia como renovação da fenomenologia
de seus mestres, ou seja, a leva a uma radicalidade. Esta renovação é apresentada na obra
“Totalidade e Infinito” como fenomenologia do rosto, a qual, para Levinas é uma
fenomenologia que conclama a uma relação ética de responsabilidade pela vida de Outrem | por |
dc.contributor.advisor1 | Fabri, Marcelo | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9122803302644811 | por |
dc.contributor.referee1 | Costa, José André da | |
dc.contributor.referee2 | Costa, Paulo Sérgio de Jesus | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4735978468198751 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Filosofia | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Filosofia | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |