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dc.creatorMuller, Maryndia Diehl
dc.date.accessioned2021-10-08T18:44:37Z
dc.date.available2021-10-08T18:44:37Z
dc.date.issued2019-07-18
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/22375
dc.description.abstractThis study aimed to investigate the applicability and performance of normal hearing adolescents with the new Dichotic Sentence Identification Test in Brazilian Portuguese in the free and directed attention stages, according to gender and ear side variables. The sample was composed of 28 subjects, 20 women and 8 men, aged between 12 and 17 years of age, with mean age of 15:8 years. A audiological basic assessment and the Dichotic Digits Test were established as inclusion criteria. To evaluate the dichotic listening was used for Brazilian Portuguese Dichotic Sentence Identification Test of 50 dB NS, investigating the performance the free and directed attention stages. The adolescents were able to understand and perform the tasks proposed by the Dichotic Sentence Identification Test in Brazilian Portuguese. There was no statistically significant difference regarding gender. In the free attention stage, the average performance of the right was 93.93% and the left 84.64%. It was considered as a cutoff point for the right ear 90% of correct answers and for the left ear 80%, with a statistically significant difference between the ears. The asymmetry between the ears considered expected for this population was up to 10%, with the advantage of the right ear. In the directed attention stage, the average performance was approximately 99%, and the expected value in this task was 100%, in both ears, for this population. It was verified the applicability of the new proposed test in the evaluated population. Data showed asymmetry according to the ear side in the free attention stage, with the advantage of the right ear.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTestes auditivospor
dc.subjectAudiçãopor
dc.subjectPercepção auditivapor
dc.subjectHearing testseng
dc.subjectHearingeng
dc.subjectAuditoryeng
dc.subjectPerceptioneng
dc.titleTeste dicótico de sentenças em português brasileiro em adolescentes normo-ouvintepor
dc.title.alternativeBrazilian portuguese dichotic sentence identification test in normal hearing adolescentseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo investigar a aplicabilidade e desempenho de adolescentes normo-ouvintes com o novo Teste Dicótico de Sentenças em Português Brasileiro nas etapas de atenção livre e direcionada, segundo as variáveis sexo e lado da orelha. Constituíram a amostra 28 sujeitos, 20 do sexo feminino e 8 do sexo masculino, com idade entre 12 e 17 anos, com média de idade de 15:8 anos. A avaliação audiológica básica e o Teste Dicótico de Dígitos foram aplicados como critérios de inclusão. Para avaliar a habilidade de escuta dicótica foi utilizado o teste Dicótico de Sentenças em Português Brasileiro, no nível de apresentação de 50 dB NS, investigando o desempenho nas etapas de atenção livre e direcionada. Os adolescentes foram capazes de compreender e executar as tarefas propostas pelo Teste Dicótico de Sentenças em Português Brasileiro. Não houve diferença estatisticamente significante em relação ao sexo. Na etapa de atenção livre, o desempenho médio da orelha direita foi de 93,93% e da orelha esquerda de 84,64%. Foi considerado como ponto de corte para o orelha direita 90% de acertos e para a orelha esquerda 80 %, com diferença estatisticamente significante entre as orelhas. A assimetria entre as orelhas considerada esperada para esta população foi de até 10 %, com vantagem da orelha direita. Na etapa de atenção direcionada, o desempenho médio foi de aproximadamente 99%, sendo que o valor esperado nesta tarefa foi de 100%, em ambas as orelhas, para esta população. Constatou-se a aplicabilidade do novo teste proposto na população avaliada. Os dados evidenciaram assimetria segundo o lado da orelha na etapa de atenção livre, com vantagem da orelha direita.por
dc.contributor.advisor1Costa, Maristela Julio
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5004340831068086por
dc.contributor.referee1Garcia, Michele Vargas
dc.contributor.referee2Balen, Sheila Andreoli
dc.contributor.referee3Biaggio, Eliara Pinto Vieira
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7022044275398746por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentFonoaudiologiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humanapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


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