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dc.contributor.advisorPassini, Aline Ferrão Custodio
dc.creatorHenrichsen, Jéssica Luana
dc.date.accessioned2021-10-13T14:28:36Z
dc.date.available2021-10-13T14:28:36Z
dc.date.issued2021-09-27
dc.date.submitted2021
dc.identifier.citationHENRICHSEN, J. L. Objetivos do desenvolvimento sustentável e agenda 2030: um estudo das ações desevolvidas pela Universidade Federal de Santa Maria – RS. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade Federal de Santa Maria, Frederico Westphalen, RS, 2021.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/22381
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Campus Frederico Westphalen, Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, RS, 2021.por
dc.description.abstractThe present work will delimit itself, in the analysis of the application of the Sustainable Education Objectives brought by Agenda 2030, in relation to the role to be developed by the Universities, where specifically, the actions in force at the Federal University of Santa Maria - UFSM will be addressed. By promoting real Education through the instrument called "Agenda 2030", issued by the United Nations in partnership with UNESCO, it is noted that by embracing the terminology of "sustainability" it addresses the vertex for social progress and development, according to the benefits it brings, reflected in a more environmentally correct education. Nowadays, it is denoted that both students, teachers and school managers must be attentive, and able to provide an effective use in the public education system, proposing activities that involve such sustainability rules, bringing with them a reflective ideal on social and citizenship. Undoubtedly, the 2030 Agenda, symbolizes a promising method that involves a faithful partnership between government entities, as well as private partnerships, and so mainly by society itself to the futuristic bias. By methodological sign, this research project will be based, through a qualitative analysis under exploratory-descriptive criteria in bibliographic genre about the theme of Sustainability and its definitions, as well as the role of the SDGs in relation to a Sustainable Education and the role of universities, thus specifying those listed at the Federal University of Santa Maria, throughout the contemporary decade.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAgenda 2030por
dc.subjectCidadaniapor
dc.subjectEducação sustentávelpor
dc.subjectODSpor
dc.subject2030 agendaeng
dc.subjectCitizenshipeng
dc.subjectSustainable educationeng
dc.titleObjetivos do desenvolvimento sustentável e agenda 2030: um estudo das ações desenvolvidas pela Universidade Federal de Santa Maria - RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localFrederico Westphalen, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationEngenharia Ambiental e Sanitáriapor
dc.description.resumoO presente trabalho delimitar-se-á, na análise de aplicação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável trazido pela Agenda 2030, em relação ao papel a ser desenvolvido pelas Universidades, onde especificamente, será abordada as ações vigentes na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Ao promover a real Educação por intermédio do instrumento denominado de “Agenda 2030”, emitida pela Organização das Nações Unidas em parceria com a UNESCO, denota-se que ao abarcar a terminologia de “sustentabilidade” dirige-se ao vértice para progresso e desenvolvimento social, de acordo com os benefícios trazidas pela mesma, refletidas em uma Educação mais ambientalmente correta. Percebe-se que tanto alunos, quanto os docentes e gestores da instituição, devem estar atentos, e capacitados em prover uma utilização eficaz na rede pública de ensino propondo atividades que envolvam tais regras de sustentabilidade, trazendo consigo um ideal reflexivo sobre formação social e cidadania. Neste contexto, a Agenda 2030, simboliza um método promitente que envolve uma parceria fiel entre os entes governamentais, bem como as parcerias privadas, no alcance de uma sociedade realmente sustentável. Por sinal metodológico, o referido projeto de pesquisa basear-se-á, mediante a análise qualitativa sob critério exploratório-descritivo em gênero bibliográfico acerca da temática de Sustentabilidade e suas definições, assim como o papel das ODS em relação a uma Educação Sustentável e o papel das Universidades, especificando com isso, os elencados na Universidade Federal de Santa Maria, ao decorrer da década contemporânea.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIApor
dc.publisher.unidadeUFSM Frederico Westphalenpor


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