dc.contributor.advisor | Lago, Adriano | |
dc.creator | Santos, Diego Ubiratan Nogueira dos | |
dc.date.accessioned | 2021-10-14T14:12:15Z | |
dc.date.available | 2021-10-14T14:12:15Z | |
dc.date.issued | 2021-01-28 | |
dc.date.submitted | 2021 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/22393 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Curso de Administração, RS, 2021. | por |
dc.description.abstract | Social media are relatively recent tools in corporate communication and marketing and have been growing in use
in recent years, being perceived as a differential for organizations. The exposure of the product / service takes
place in a different, fast, personal and intimate way. Companies that are able to scale their sales and maintain
connection with their customers can take more market share for themselves, especially in the current crisis. The
objective of this study is to analyze which social media (Facebook and Instagram) has the greatest result as a digital
marketing tool in the company TR3S’D Arquitetura e Urbanismo, regarding the loyalty and expansion of the
customer network. To achieve this objective, the study was characterized as descriptive with a qualitative and also
quantitative approach. In data collection, two questionnaires were applied. The first, structured with open questions
aimed at the company's partner, and the second with closed questions, was applied to the store's customers.
Considering the feasibility of using the two social networks, the study showed Instagram as the most suitable to
reach the company's consumer audience. There is a large portion, both of customers and potential customers, who
use this social network. However, there is a deficit on the part of the company that needs to interact more with its
public, create promotional materials and gain more space on social networks. The study's suggestions are aimed
at improving the company's performance on social networks, considering the importance of publicizing the
company and establishing a connection with its public, especially in the current pandemic scenario. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Redes sociais | por |
dc.subject | Mídias digitais | por |
dc.subject | Marketing | por |
dc.title | A influência das mídias na captação e fidelização de clientes | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Palmeira das Missões, RS | por |
dc.degree.graduation | Curso de Administração | por |
dc.description.resumo | As mídias sociais são ferramentas relativamente recentes na comunicação e no marketing empresarial e vem
crescendo seu uso nos últimos anos, sendo percebidas como um diferencial para as organizações. A exposição do
produto/serviço se dá de uma forma diferente, rápida, pessoal e intimista. Empresas que conseguem escalar suas
vendas e manter conexão com seus clientes podem tomar para si maior parcela do mercado, principalmente na
situação atual de crise. O objetivo deste estudo é analisar qual mídia social (Facebook e Instagram) exerce maior
resultado como ferramenta de marketing digital na empresa TR3S’D Arquitetura e Urbanismo, quanto a
fidelização e ampliação da rede de clientes. Para alcançar este objetivo o estudo foi caracterizado como descritivo
com abordagem qualitativa e também quantitativa. Na coleta de dados foram aplicados dois questionários. O
primeiro, estruturado com questões abertas direcionado a sócia da empresa, e o segundo com questões fechadas,
foi aplicado com os clientes da loja. Considerando a viabilidade de utilização das duas redes sociais o estudo
demostrou o Instagram como mais adequado para alcançar o público consumidor da empresa. Existe grande
parcela, tanto de clientes como dos possíveis clientes, que utilizam esta rede social. Entretanto, há um déficit por
parte da empresa que precisa interagir mais com seu público, criar materiais de divulgação e conquistar maior
espaço nas redes sociais. As sugestões do estudo direcionam-se para melhorar a atuação da empresa nas redes
sociais, considerando a importância para divulgar a empresa e estabelecer conexão com seu público,
principalmente no atual cenário de pandemia. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | por |
dc.publisher.unidade | UFSM Palmeira das Missões | por |