Mostrar registro simples

dc.creatorSchmidt, Ana Paula Carvalho
dc.date.accessioned2021-10-14T16:50:40Z
dc.date.available2021-10-14T16:50:40Z
dc.date.issued2016-12-13
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/22399
dc.description.abstractThe authorship of scientific papers has been largely debated in many areas of knowledge. The search for prestige in the academic career and the pressure exerted by institutions and funding agencies are some of the causes of heated discussions in the academic field on authorship and themes related to it. As a result, a number of articles on this topic has been published. However, we noticed that academic authorship has been little explored in Linguistics, especially regarding the students' point of view. Therefore, based on Critical Discourse Analysis (CDA) (GEE,1999; FAIRCLOUGH, 2003), Legitimate Peripheral Participation learning theory (LAVE; WENGER, 1991; WENGER, 1998) and the perspective of academic literacies (LEA; STREET, 1998), we aim to offer an interpretation of the discourse on academic authorship, especially in order to unveil power relations as perceived by graduate students in Linguistics in a public university in southern Brazil. An ethnographic perspective (SAVILLE-TROIKE, 1989; HEATH; STREET, 2008) was adopted to generate data. The results indicate that the participants are mainly engaged in genres such as article and abstract. However, the meaning attributed to articles seems to vary across the different levels of the professional career: undergraduate students, graduate students and professors. It is also possible to observe authorship and coauthorship practices being constructed in diverse ways, which indicates a lesser or greater degree of consciousness about this question. We argue that authorship and coauthorship practices are embedded in power relations and tensions as mapped in the graduate students’ discourse. Finally, we suggest that the question of academic authorship should be more openly debated across the courses, research groups and in conferences in the area.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectParticipação periférica legítimapor
dc.subjectLetramentos acadêmicospor
dc.subjectAutoria acadêmicapor
dc.subjectLegitimate peripheral participationeng
dc.subjectAcademic literacieseng
dc.subjectAcademic authorshipeng
dc.title“Eu acho que esse papo deveria ser mais aberto”: discursos sobre autoria acadêmica em uma comunidade de estudos linguísticospor
dc.title.alternative“I think this conversation should be more open”: discourses on academic authorship in a linguistics communityeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA autoria de trabalhos científicos tem gerado debate em diversas áreas do conhecimento. Seja pelo prestígio na carreira acadêmica ou pela pressão exercida por instituições de ensino e órgãos de fomento à pesquisa, a autoria e os temas a ela relacionados parecem ser um ponto de litígio no âmbito acadêmico. Como consequência, um grande volume de artigos sobre esse tema tem sido publicado. Entretanto, percebemos que a autoria acadêmica tem sido pouco explorada na comunidade de Letras, especialmente, sob o ponto de vista discente. Por esse motivo, baseadas na Análise Crítica do Discurso (ACD) (GEE,1999; FAIRCLOUGH, 2003), na teoria de aprendizagem situada de Participação Periférica Legítima (LAVE; WENGER, 1991; WENGER, 1998) e na perspectiva de letramentos acadêmicos (LEA; STREET, 1998), propomos uma pesquisa de perspectiva etnográfica (SAVILLE-TROIKE, 1989; HEATH; STREET, 2008). Por meio de entrevistas, objetivamos oferecer uma interpretação dos discursos sobre autoria acadêmica, especialmente buscando desvelar as tensões e relações de poder percebidos em uma comunidade de prática de pós-graduação em Letras/Estudos Linguísticos de uma universidade pública do sul do Brasil. Os resultados indicam que os participantes da pesquisa se engajam, majoritariamente, em gêneros discursivos como artigo e resumo acadêmico, entretanto, a concepção de artigo para estudantes de graduação, pós-graduação e professores doutores parece não ser a mesma. É possível também perceber diferentes construções do que seja autoria e coautoria, apontando para maior ou menor consciência sobre essa questão. Argumentamos ainda que as práticas de autoria e coautoria acadêmica são marcadas por relações de poder e fortes tensões, conforme evidenciado no discurso dos estudantes de pós-graduação e apontamos que a questão precisa ser debatida abertamente nas disciplinas, nos grupos de pesquisa e nos eventos da área.por
dc.contributor.advisor1Roth, Désirée Motta
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1041903940850268por
dc.contributor.referee1Cabral, Sara Regina Scotta
dc.contributor.referee2Pereira, Regina Celi Mendes
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2179762865610475por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International