Interação e relações sociais em artigos audiovisuais de pesquisa como um gênero multimodal na perspectiva da Análise Crítica de Gênero
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Data
2015-12-17Primeiro membro da banca
Veloso, Francisco Osvanilson Dourado
Segundo membro da banca
Cabral, Sara Regina Scotta
Metadata
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Segundo Fairclough (2003, p. 77), novas tecnologias de comunicação, principalmente
tecnologias de informações eletrônicas aumentaram significativamente as possibilidades de
comunicação e interação humana. Assim, a internet e o surgimento de novas tecnologias de
comunicação podem exercer influência nos gêneros discursivos, levando-os a acompanhar as
possibilidades tecnológicas e sociais, alterando-se e evoluindo, o que também afeta o contexto
acadêmico. No ano de 2006, um periódico baseado no contexto digital foi fundado: Journal of
Visualized Experiments (JoVE), acrescentando às publicações científicas novas possibilidades
semióticas: o áudio e o vídeo. Assim, o principal objetivo do presente estudo é verificar como os
artigos publicados no periódico JoVE se configuram interpessoalmente (HALLIDAY, 1994, 2004,
2014; KRESS, van LEEUWEN, 2006), na perspectiva da Análise Crítica de Gênero (MOTTA-ROTH,
2006, 2008; MOTTA-ROTH; HEBERLE, 2015), adotando procedimentos e categorias de análise que
reconheçam a natureza multimodal do gênero. O corpus do presente estudo compreende um total de
10 artigos audiovisuais de pesquisa publicados no periódico JoVE. Os critérios para seleção do
corpus foram recência, acesso e áreas do conhecimento: Biologia e Medicina. Para fins da análise do
componente semiótico verbal, primeiramente, o corpus foi transcrito. Então, cada texto teve suas
orações identificadas e parceladas, em termos de orações independentes e orações dependentes.
Em seguida, cada oração foi classificada em termos de modo oracional e função de fala. A primeira
etapa de análise do componente visual consistiu na transcrição do corpus, de imagens em movimento
para imagens estáticas, considerando a segmentação do vídeo em tomadas (IEDEMA, 2001). Em
seguida, cada tomada foi classificada em termos dos sistemas que realizam os significados
interativos visuais: contato, poder, distância social e atitude. Paralelamente, foi guiada uma análise do
contexto de publicação do periódico, com base em documentos oficiais publicados no mesmo.
Verbalmente, foi mapeada uma natureza instrucional nos artigos, por três diferentes recursos à
demanda de atividades: orações imperativas, metáforas interpessoais e modulação (SILVA, 2015).
Visualmente, foi possível mapear que o componente semiótico visual tende a apresentar funções
distintas: criar proximidade, localizar procedimentos de pesquisa em termos de tempo-espaço e
apresentar dados resultantes à pesquisa. Com base na distribuição das predominâncias, foi possível
propor que artigos audiovisuais de pesquisa se organizam da seguinte forma: Justificativa,
Protocolos, Resultados Representativos e Considerações Finais. Os recursos semiótico verbal oral e
visual dinâmico exercem papel igualmente relevante na realização do objetivo do gênero, possuindo
funções distintas e restrições decorrentes de sua natureza e aquilo que pode ser mais facilmente
transmitido nas capacidades do recurso semiótico. Consideramos que artigos audiovisuais de
pesquisa possuem um grande potencial didático à área de Inglês para Fins Acadêmicos.
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