Mostrar registro simples

dc.creatorBecker, Eriques Piccolo
dc.date.accessioned2021-10-15T18:04:22Z
dc.date.available2021-10-15T18:04:22Z
dc.date.issued2020-08-21
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/22420
dc.description.abstractCurrently, being a teacher is a daily challenge. Understanding the particularities of each school, each region and each student is a teacher's need for better teaching performance and, recognizing the obstacles faced by the teaching class. This work, developed between the years 2018 and 2020, within the line of socio-cultural studies of Physical Education, present in the Master's course in Physical Education at the Federal University of Santa Maria, seeks to give teachers back the protagonism of their practice, through narratives of Continuing Education (CE) that happen from the Pedagogical Residency Program ( PRP). How the teacher puts himself in the CE process and how the possible knowledge produced by the exchange of experiences and experiences provided by the PRP are used in his pedagogical practice are some of the objectives of this study. With a qualitative approach and with the help of field diaries, built from weekly observations, and semi-structured interviews, the research proposed to perform a content analysis and interpretation after data collection. As results obtained, it is perceived the understanding, on the part of the collaborating teachers, of the PRP as a space of CE that allows moments of reflection, debate and construction of new pedagogical possibilities. In addition, the constant exchange of knowledge and experiences among PRP participants is an important link that enables qualification of Initial Training (residents) and CE (teachers). With this, the narratives presented by the collaborating teachers demonstrate an impact on their pedagogical practice caused by the PRP, in the sense that after their participation in the program, each teacher, in a different way, changed as a teacher, discovering new paths for their practice, as well as (re) discovering senses and meanings for their performance. We conclude that the PRP, when prioritizing discussions about the school context, taking into account the reality of teachers, provides a rich space for CE where teachers are the main agents of that moment. Understanding CE from the perspective of teachers is essential for future studies of this theme consider them, the true protagonists of their practice, and with that, occupy a prominent place in their continuous training process.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectPrograma residência pedagógicapor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectContinuing educationeng
dc.subjectPedagogical residency programeng
dc.subjectPedagogical practiceeng
dc.titleNarrativas de formação continuada de professores de educação física: Programa Residência Pedagógicapor
dc.title.alternativeNarratives of continuing education of physical education teachers: Pedagogical Residency Programeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoAtualmente, ser professor é um desafio diário. Entender as particularidades de cada escola, de cada região e de cada aluno é uma necessidade do professor para uma melhor atuação docente e, por reconhecer os obstáculos enfrentados pela classe docente, esse trabalho, desenvolvido entre os anos de 2018 e 2020, dentro da linha de estudos socioculturais da Educação Física, presente no curso de Mestrado em Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria, buscou devolver aos professores o protagonismo de sua prática, através de narrativas de Formação Continuada (FC) que acontecem a partir do Programa Residência Pedagógica (PRP). Como o professor se coloca em processo de FC e como os possíveis conhecimentos produzidos pela troca de experiências e vivências oportunizadas pelo PRP são utilizados em sua prática pedagógica são alguns dos objetivos desse estudo. Com uma abordagem qualitativa e com o auxílio de diários de campo, construídos a partir de observações semanais, e de entrevistas semiestruturadas, a pesquisa se propôs a realizar uma análise de conteúdo e interpretação após a coleta dos dados. Como resultados obtidos, percebe-se a compreensão, por parte dos professores colaboradores do PRP como espaço de FC que oportuniza momentos de reflexão, debate e de construção de novas possibilidades pedagógicas. Além disso, a constante troca de saberes e experiências entre os participantes do PRP se apresenta como um importante elo de conexão que possibilita uma qualificação da Formação Inicial (residentes) e da FC (professores). Com isso, as narrativas apresentadas pelos professores colaboradores demonstram um impacto em sua prática pedagógica causado pelo PRP, no sentido de que após sua participação no programa, cada professor, de maneira diferente, modificou-se enquanto docente, descobrindo novos caminhos para sua prática, bem como (re) descobrindo sentidos e significados para sua atuação. Concluimos que o PRP ao priorizar discussões acerca do contexto escolar, levando em conta a realidade dos docentes, proporciona um rico espaço de FC onde se tem os professores como principais agentes desse momento. Compreender a FC na perspectiva dos professores é essencial para que os futuros estudos da temática considerem estes, os verdadeiros protagonistas de sua prática, e com isso, ocupem espaço de destaque em seu processo formativo contínuo.por
dc.contributor.advisor1Sawitzki, Rosalvo Luis
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0185565372906256por
dc.contributor.referee1Carlan, Paulo
dc.contributor.referee2Costa, Leandra Costa da
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7913508285155964por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducação Físicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International