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dc.creatorWontroba, Aldair
dc.date.accessioned2021-10-18T18:21:47Z
dc.date.available2021-10-18T18:21:47Z
dc.date.issued2020-09-28
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/22445
dc.description.abstractThe present work deals with the detection of high impedance faults (HIF) in Electricity Distribution Networks. An in-depth study is carried out on this type of fault, as well as on some important HIF detection methods. From this analysis, a HIF detection and classification method is developed. An important feature of the proposed methodology is the fact that it is able to identify the type of HIF, i.e., with or without a cable break, for instance. The developed algorithm is based on harmonic components, mainly the third order. To extract information about faults, phase and neutral currents are used. In order to carry out a comparative analysis, the proposed algorithm and other four known methods of HIF detection were implemented in a hardware platform developed for this purpose. All tests were performed in real time using hardware-in-the-loop simulation through OPAL-RT simulator. In total, 774 tests were performed for each algorithm, including two HIF models with different soil topologies and broken cable configuration. Transformer inrush, load switching and capacitor bank cases were also tested. The simulations of all cases were carried out through a distribution system based on a real feeder, which has, as main characteristic, the presence of single-phase branches. The developed methodology has presented a superior result when compared to the other methods, showing an assertiveness of 88% in the cases of HIF.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRedes de distribuição de energia elétricapor
dc.subjectFaltas de alta impedânciapor
dc.subjectDetecção e classificaçãopor
dc.subjectSimulação digital em tempo realpor
dc.subjectDistribution networkeng
dc.subjectHigh impedance faulteng
dc.subjectDetection and classificationeng
dc.subjectHardware-in-the-loop simulationeng
dc.titleMetodologia de detecção e classificação de faltas de alta impedância em redes de distribuição: implementação em hardware e validação por meio de simulação digital em tempo realpor
dc.title.alternativeDetection and classification methodology of high impedance faults in distribution networks: hardware implementation and validation through real-time digital simulationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente trabalho trata sobre detecção de faltas de alta impedância (FAI) em Redes de Distribuição de Energia Elétrica. É realizado um estudo aprofundado sobre este tipo de falta, bem como, sobre alguns importantes métodos de detecção de FAI. A partir desta análise, é desenvolvido um método de detecção e classificação de FAI. Uma importante característica da metodologia proposta é o fato de ser capaz de identificar o tipo da FAI, ou seja, com ou sem rompimento de cabo, por exemplo. O algoritmo desenvolvido é fundamentado em componentes harmônicos, principalmente o de terceira ordem. Para extrair informações sobre faltas, utilizase as correntes de fase e de neutro. Visando realizar uma análise comparativa, tanto o algoritmo proposto, quanto outros quatro conhecidos métodos de detecção de FAI, foram implementados em uma plataforma de hardware desenvolvida para este fim. Todos os testes foram realizados em tempo real usando metodologia hardware-in-the-loop através do simulador OPAL-RT. No total foram realizados 774 testes para cada algoritmo, incluindo dois modelos de FAI com diferentes topologias de solo e configuração de cabo rompido. Casos de inrush de transformador, chaveamento de carga e banco de capacitores também foram testados. As simulações de todos os casos se deram através de um sistema de distribuição baseado em um alimentador real, o qual possui como principal característica a presença de ramais monofásicos. A metodologia desenvolvida apresentou um resultado superior quando comparada aos demais métodos testados, mostrando uma assertividade de 88% nos casos de FAI.por
dc.contributor.advisor1Morais, Adriano Peres de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2780595038162903por
dc.contributor.referee1Cardoso Junior, Ghendy
dc.contributor.referee2Brito, Núbia Silva Dantas
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5142832637386222por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEngenharia Elétricapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétricapor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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