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dc.creatorSilva, Angelo Magno dos Santos e
dc.date.accessioned2021-10-20T18:55:20Z
dc.date.available2021-10-20T18:55:20Z
dc.date.issued2021-03-29
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/22489
dc.description.abstractIn view of the need to expand the national road network, it is interesting to use local soils, in the structural layers of a pavement, thus reducing transportation costs. Sometimes, these soils do not have adequate support capacity to enable their use in base and sub-base layers, with chemical and mechanical stabilization being an alternative for soil improvement. This work aimed to study the stabilization potential of a lateritic soil, from the municipality of Cruz Alta / RS. For stabilization it was used the addition of rice husk ash (CCA) and phosphoric acid (H3PO4). H3PO4 is a product widely used by the food and pharmaceutical industry, in the road sector, it has been the object of study with presentation of good results as a stabilizing additive for tropical soils. CCA is a residue from the rice processing industries, produced on a large scale in the state of RS. This by-product does not have waste management, and its use in the paving area is a potential alternative to reduce environmental impacts, presenting a possibility of depositing this material. In the present study, different levels of CCA and H3PO4 were adopted in samples compacted in the intermediate and modified energy and subsequently subjected to analyzes and tests in order to identify the variations generated as a result of the additions. To verify the mechanical performance, tests of simple compressive strength and resilience module were performed at different curing ages. X-ray diffraction and scanning electron microscopy analyzes were performed, allowing to distinguish the mineralogical and morphological modifications that could justify the resistance gain obtained through stabilization. The results show a potential for stabilization of the lateritic soil in question, through the addition of CCA and H3PO4. Data on resilient performance were incorporated into the National Dimensioning Method (MeDiNa) to perform mechanistic analyzes. In view of such analyzes, a reduction in the percentage of cracked area of the coating was observed, related to fatigue, using the stabilized soil as a subgrade compared to the soil in its natural state, leading to the conclusion that the stabilization of soils makes its use feasible. in the structural layers of pavements.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectResistência à compressão simplespor
dc.subjectDifração de raios-Xpor
dc.subjectMeDiNapor
dc.subjectCompactação dos solospor
dc.subjectAnálises mecanísticaspor
dc.subjectUnconfined compressive strengtheng
dc.subjectX-ray diffractioneng
dc.subjectSoil compactioneng
dc.subjectMechanistic analyseseng
dc.titleEstudo do comportamento resiliente de um solo laterítico estabilizado com ácido fosfórico e cinza da casca de arrozpor
dc.title.alternativeStudy of the resilient behavior of a lateritic soil stabilized with phosphoric acid and rice shell asheng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoDiante da necessidade de ampliação da malha rodoviária nacional, torna-se interessante a utilização dos solos locais, nas camadas estruturais de um pavimento, reduzindo assim as despesas de transporte. Por vezes, esses solos não apresentam adequada capacidade de suporte para viabilizar sua utilização em camadas de base e sub-base, sendo a estabilização química e mecânica uma alternativa de melhoramento do solo. Este trabalho teve por objetivo estudar o potencial de estabilização de um solo laterítico, proveniente do município de Cruz Alta/RS. Para estabilização se utilizou da adição de cinza de casca de arroz (CCA) e ácido fosfórico (H3PO4). O H3PO4 é um produto largamente utilizado pela indústria alimentícia e farmacêutica, no ramo rodoviário, ele vem sendo objeto de estudo com apresentação de bons resultados como aditivo estabilizante de solos tropicais. A CCA se trata de um resíduo das indústrias de beneficiamento de arroz, produzido em larga escala no estado do RS. Este subproduto não possui gestão de resíduos, sendo a sua utilização na área de pavimentação uma potencial alternativa para redução dos impactos ambientais, apresentando uma possibilidade de deposição deste material. No presente estudo, diferentes teores de CCA e o H3PO4 foram adotados em amostras compactadas na energia intermediária e modificada e posteriormente submetidas a análises e ensaios a fim de identificar as variações geradas em função das adições. Para verificar o desempenho mecânico, ensaios de resistência à compressão simples e módulo de resiliência foram realizados em diferentes idades de cura. Análises de difração de raios-X e de microscopia eletrônica de varredura foram feitas, permitindo distinguir as modificações mineralógicas e morfológicas que pudessem justificar o ganho de resistência obtido mediante a estabilização. Os resultados mostram um potencial de estabilização do solo laterítico em questão, através da adição da CCA e do H3PO4. Os dados referentes ao desempenho resiliente foram incorporados no Método de Dimensionamento Nacional (MeDiNa) para realização de análises mecanísticas. Diante de tais análises, se observou uma diminuição das porcentagens de área trincada do revestimento, relacionada à fadiga, utilizando o solo estabilizado como subleito em comparação com o solo em seu estado natural, levando a conclusão de que a estabilização de solos viabiliza a sua utilização nas camadas estruturais de pavimentos.por
dc.contributor.advisor1Baroni, Magnos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4977419778481897por
dc.contributor.referee1Vargas, Alexandre Silva de
dc.contributor.referee2Budny, Jaelson
dc.contributor.referee3Specht, Luciano Pivoto
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3442988198824086por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEngenharia Civilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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