dc.creator | Feltrin, Thiago Schirmer | |
dc.date.accessioned | 2021-10-21T16:54:41Z | |
dc.date.available | 2021-10-21T16:54:41Z | |
dc.date.issued | 2021-08-02 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/22494 | |
dc.description.abstract | The Lean philosophy and sustainability have been discuted recently in studies and
research in Higher Education Institutions - HEIs. The Lean philosophy aims to
eliminate waste and generate value for the target audience and also a management
philosophy that involves the use of various tools and techniques for efficiency of
internal and external processes. Sustainability concerns the impact of human beings
on the planet and indicates how human beings should act responsibly with each
other, with future generations and with nature. Thus, these two thematic axes aim at
improving existing processes in Higher Education Institutions – HEIs to improve the
efficiency of sustainability. In this sense, this research aims to evaluate the practices
and values of Lean management in HEIs and its influence on sustainability practices.
The theoretical basis of the work is supported by the definition of Lean and
sustainable practices, which are used to outline the research model. The work
method consists of a quantitative research characterized as a survey, whose data
collection was carried out through a questionnaire. The study population are servers
and employees of Higher Education Institutions - HEIs in Brazil. A final valid sample
of 868 responses was obtained. Data analysis was performed using descriptive
statistics, exploratory factor analysis, confirmatory factor analysis and structural
equation modeling. The results allow us to assess a significant and positive
relationship between the second-order construct called Lean Practices in Higher
Education Institutions - HEIs and environmental, economic and social sustainability
practices. These findings demonstrate the relevance of aspects such as leadership
and systemic vision as support to workers, continuous improvement and the
elimination of waste as a daily practice, and long-term thinking and the focus on the
student as basic elements of the success of Higher Education Institutions – HEIs for
the promotion of sustainability practices. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Lean management | eng |
dc.subject | Sustentabilidade | por |
dc.subject | Administração pública | por |
dc.subject | Instituições de Ensino Superior (IES) | por |
dc.subject | Sustainability | eng |
dc.subject | Public administration | eng |
dc.subject | Higher education institutions – HEI | eng |
dc.title | Avaliação dos valores lean management e sua influência em práticas sustentáveis em instituições de ensino superior – IES | por |
dc.title.alternative | Evaluation of lean management values and their impact on sustainable practices in higher education institutions - HEIs | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A filosofia Lean e a sustentabilidade vêm sendo discutidas recentemente em estudos
e pesquisas em Instituições de Ensino Superior – IES. A filosofia Lean tem como
propósito eliminar desperdícios e gerar valor para o público-alvo e, também, uma
filosofia de gerenciamento que envolve a utilização de várias ferramentas e técnicas
para eficiência de processos internos e externos. A sustentabilidade diz respeito à
repercussão dos seres humanos no planeta e indica como os seres humanos devem
agir de forma responsável uns com os outros, com as gerações futuras e com a
natureza. Dessa forma, esses dois eixos temáticos visam à melhoria de processos
existentes nas Instituições de Ensino Superior – IES para a melhoria da eficiência da
sustentabilidade. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo geral avaliar as
práticas e valores da gestão Lean em IES e sua influência em práticas de
sustentabilidade. A base teórica do trabalho está sustentada na definição de práticas
Lean e sustentáveis, as quais são usadas para delinear o modelo da pesquisa. O
método do trabalho consiste em uma pesquisa quantitativa caracterizada como
survey, cuja coleta de dados foi realizada por meio de um questionário. A população
do estudo são os servidores e colaboradores de Instituições de Ensino Superior –
IES do Brasil. Obteve-se uma amostra final válida de 868 respostas. A análise de
dados foi realizada por meio de estatísticas descritivas, análise fatorial exploratória,
análise fatorial confirmatória e a modelagem de equações estruturais. Os resultados
permitem auferir uma relação significativa e positiva entre o constructo de segunda
ordem denominado Práticas Lean em Instituições de Ensino Superior – IES e as
práticas ambientais, econômicas e sociais de sustentabilidade. Esses achados
demonstram a relevância de aspectos como a liderança e visão sistêmica como
suporte aos trabalhadores, da melhoria contínua e da eliminação de desperdícios
como prática do cotidiano, e do pensamento de longo prazo e o foco no estudante
como elementos básicos do sucesso de Instituições de Ensino Superior – IES para a
promoção de práticas de sustentabilidade. | por |
dc.contributor.advisor1 | Klein, Leander Luiz | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7157616811264324 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Dorion, Eric Charles Henri | |
dc.contributor.referee1 | Alves, Anabela Carvalho | |
dc.contributor.referee2 | Guimarães, Júlio César Ferro de | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0569322700644963 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Administração Pública | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Administração Pública | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |