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dc.creatorFeltrin, Thiago Schirmer
dc.date.accessioned2021-10-21T16:54:41Z
dc.date.available2021-10-21T16:54:41Z
dc.date.issued2021-08-02
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/22494
dc.description.abstractThe Lean philosophy and sustainability have been discuted recently in studies and research in Higher Education Institutions - HEIs. The Lean philosophy aims to eliminate waste and generate value for the target audience and also a management philosophy that involves the use of various tools and techniques for efficiency of internal and external processes. Sustainability concerns the impact of human beings on the planet and indicates how human beings should act responsibly with each other, with future generations and with nature. Thus, these two thematic axes aim at improving existing processes in Higher Education Institutions – HEIs to improve the efficiency of sustainability. In this sense, this research aims to evaluate the practices and values of Lean management in HEIs and its influence on sustainability practices. The theoretical basis of the work is supported by the definition of Lean and sustainable practices, which are used to outline the research model. The work method consists of a quantitative research characterized as a survey, whose data collection was carried out through a questionnaire. The study population are servers and employees of Higher Education Institutions - HEIs in Brazil. A final valid sample of 868 responses was obtained. Data analysis was performed using descriptive statistics, exploratory factor analysis, confirmatory factor analysis and structural equation modeling. The results allow us to assess a significant and positive relationship between the second-order construct called Lean Practices in Higher Education Institutions - HEIs and environmental, economic and social sustainability practices. These findings demonstrate the relevance of aspects such as leadership and systemic vision as support to workers, continuous improvement and the elimination of waste as a daily practice, and long-term thinking and the focus on the student as basic elements of the success of Higher Education Institutions – HEIs for the promotion of sustainability practices.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLean managementeng
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectAdministração públicapor
dc.subjectInstituições de Ensino Superior (IES)por
dc.subjectSustainabilityeng
dc.subjectPublic administrationeng
dc.subjectHigher education institutions – HEIeng
dc.titleAvaliação dos valores lean management e sua influência em práticas sustentáveis em instituições de ensino superior – IESpor
dc.title.alternativeEvaluation of lean management values and their impact on sustainable practices in higher education institutions - HEIseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA filosofia Lean e a sustentabilidade vêm sendo discutidas recentemente em estudos e pesquisas em Instituições de Ensino Superior – IES. A filosofia Lean tem como propósito eliminar desperdícios e gerar valor para o público-alvo e, também, uma filosofia de gerenciamento que envolve a utilização de várias ferramentas e técnicas para eficiência de processos internos e externos. A sustentabilidade diz respeito à repercussão dos seres humanos no planeta e indica como os seres humanos devem agir de forma responsável uns com os outros, com as gerações futuras e com a natureza. Dessa forma, esses dois eixos temáticos visam à melhoria de processos existentes nas Instituições de Ensino Superior – IES para a melhoria da eficiência da sustentabilidade. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo geral avaliar as práticas e valores da gestão Lean em IES e sua influência em práticas de sustentabilidade. A base teórica do trabalho está sustentada na definição de práticas Lean e sustentáveis, as quais são usadas para delinear o modelo da pesquisa. O método do trabalho consiste em uma pesquisa quantitativa caracterizada como survey, cuja coleta de dados foi realizada por meio de um questionário. A população do estudo são os servidores e colaboradores de Instituições de Ensino Superior – IES do Brasil. Obteve-se uma amostra final válida de 868 respostas. A análise de dados foi realizada por meio de estatísticas descritivas, análise fatorial exploratória, análise fatorial confirmatória e a modelagem de equações estruturais. Os resultados permitem auferir uma relação significativa e positiva entre o constructo de segunda ordem denominado Práticas Lean em Instituições de Ensino Superior – IES e as práticas ambientais, econômicas e sociais de sustentabilidade. Esses achados demonstram a relevância de aspectos como a liderança e visão sistêmica como suporte aos trabalhadores, da melhoria contínua e da eliminação de desperdícios como prática do cotidiano, e do pensamento de longo prazo e o foco no estudante como elementos básicos do sucesso de Instituições de Ensino Superior – IES para a promoção de práticas de sustentabilidade.por
dc.contributor.advisor1Klein, Leander Luiz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7157616811264324por
dc.contributor.advisor-co1Dorion, Eric Charles Henri
dc.contributor.referee1Alves, Anabela Carvalho
dc.contributor.referee2Guimarães, Júlio César Ferro de
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0569322700644963por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentAdministração Públicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração Públicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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