dc.contributor.advisor | Sarturi, Greici | |
dc.creator | Miguel, Lisiane de | |
dc.date.accessioned | 2021-10-22T18:41:15Z | |
dc.date.available | 2021-10-22T18:41:15Z | |
dc.date.issued | 2021-01-26 | |
dc.date.submitted | 2021 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/22513 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso de graduação - Universidade Federal de Santa maria, Campus de Palmeira das Missões, Curso de Administração, RS,2021 | por |
dc.description.abstract | The relationship between consumers and retailers has undergone major changes since the 1960s to the present day.
It went through a transition where, the retailer knew all its customers and their preferences, and today, the company
that has this knowledge achieves a differential in the market. Competitiveness among retail stores is increasing
and the search for a competitive advantage is essential, given that, given the large number of information and
products available on the market, consumers are more demanding and selective in their choices. Thus, studying
consumer behavior is the way to understand how he makes his purchase decisions and how the organization can
influence him through his marketing actions. Each individual has preferences and behaviors that can be modified
over time and changes in the environment, so it is up to retailers to strive to understand these needs and desires.
Therefore, the present work aims to identify the factors that influence the purchase decision of consumers at
Atacadão do Real in Palmeira das Missões-RS. To this end, a questionnaire was applied, containing 16 closed
questions, to a sample of 119 consumers. The data were interpreted through the analysis of frequency, arithmetic
mean and standard deviation, which demonstrated that each factor has a certain influence on the consumers'
purchase decision, however, the psychological and cultural factors are the ones that stand out the most among
consumers in the world. Atacadão do Real. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Comportamento do consumidor | por |
dc.subject | Fatores de influência | por |
dc.subject | Consumidor | por |
dc.subject | Decisão de compra | por |
dc.title | Fatores que influenciam na decisão de compra dos consumidores: um estudo de caso no Atacadão do Real em Palmeira das Missões - RS | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Palmeira das Missões, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Curso de Administração | por |
dc.description.resumo | A relação entre consumidores e varejistas tem sofrido grandes alterações desde a década de 60 até os dias atuais.
Passou por uma transição onde, o varejista conhecia todos os seus clientes e suas preferências, e hoje, a empresa
que possui esse conhecimento consegue um diferencial no mercado. A competitividade entre as lojas de varejo é
cada vez maior e a busca por um diferencial competitivo é algo imprescindível, já que, diante do grande número
de informações e produtos disponíveis no mercado, os consumidores estão mais exigentes e seletivos em suas
escolhas. Dessa forma, estudar o comportamento do consumidor é o caminho para se compreender como ele realiza
suas decisões de compra e de que maneira a organização pode influenciá-lo através de suas ações de marketing.
Cada indivíduo possui preferências e comportamentos que podem ser modificados com o passar do tempo e as
alterações do ambiente, por isso, cabe ao comércio varejista esforçar-se para compreender tais necessidades e
desejos. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo identificar os fatores que influenciam na decisão de
compra dos consumidores do Atacadão do Real em Palmeira das Missões-RS. Para tanto, foi aplicado um
questionário, contendo 16 questões fechadas, à uma amostra de 119 consumidores. Os dados foram interpretados
através da análise de frequência, média aritmética e desvio padrão, o que demonstrou que cada fator possui uma
certa influência na decisão de compra dos consumidores, porém, os fatores psicológicos e culturais são os que
mais se destacam entre os consumidores do Atacadão do Real. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | por |
dc.publisher.unidade | UFSM Palmeira das Missões | por |