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dc.contributor.advisorSarturi, Greici
dc.creatorMiguel, Lisiane de
dc.date.accessioned2021-10-22T18:41:15Z
dc.date.available2021-10-22T18:41:15Z
dc.date.issued2021-01-26
dc.date.submitted2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/22513
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso de graduação - Universidade Federal de Santa maria, Campus de Palmeira das Missões, Curso de Administração, RS,2021por
dc.description.abstractThe relationship between consumers and retailers has undergone major changes since the 1960s to the present day. It went through a transition where, the retailer knew all its customers and their preferences, and today, the company that has this knowledge achieves a differential in the market. Competitiveness among retail stores is increasing and the search for a competitive advantage is essential, given that, given the large number of information and products available on the market, consumers are more demanding and selective in their choices. Thus, studying consumer behavior is the way to understand how he makes his purchase decisions and how the organization can influence him through his marketing actions. Each individual has preferences and behaviors that can be modified over time and changes in the environment, so it is up to retailers to strive to understand these needs and desires. Therefore, the present work aims to identify the factors that influence the purchase decision of consumers at Atacadão do Real in Palmeira das Missões-RS. To this end, a questionnaire was applied, containing 16 closed questions, to a sample of 119 consumers. The data were interpreted through the analysis of frequency, arithmetic mean and standard deviation, which demonstrated that each factor has a certain influence on the consumers' purchase decision, however, the psychological and cultural factors are the ones that stand out the most among consumers in the world. Atacadão do Real.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectComportamento do consumidorpor
dc.subjectFatores de influênciapor
dc.subjectConsumidorpor
dc.subjectDecisão de comprapor
dc.titleFatores que influenciam na decisão de compra dos consumidores: um estudo de caso no Atacadão do Real em Palmeira das Missões - RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localPalmeira das Missões, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Administraçãopor
dc.description.resumoA relação entre consumidores e varejistas tem sofrido grandes alterações desde a década de 60 até os dias atuais. Passou por uma transição onde, o varejista conhecia todos os seus clientes e suas preferências, e hoje, a empresa que possui esse conhecimento consegue um diferencial no mercado. A competitividade entre as lojas de varejo é cada vez maior e a busca por um diferencial competitivo é algo imprescindível, já que, diante do grande número de informações e produtos disponíveis no mercado, os consumidores estão mais exigentes e seletivos em suas escolhas. Dessa forma, estudar o comportamento do consumidor é o caminho para se compreender como ele realiza suas decisões de compra e de que maneira a organização pode influenciá-lo através de suas ações de marketing. Cada indivíduo possui preferências e comportamentos que podem ser modificados com o passar do tempo e as alterações do ambiente, por isso, cabe ao comércio varejista esforçar-se para compreender tais necessidades e desejos. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo identificar os fatores que influenciam na decisão de compra dos consumidores do Atacadão do Real em Palmeira das Missões-RS. Para tanto, foi aplicado um questionário, contendo 16 questões fechadas, à uma amostra de 119 consumidores. Os dados foram interpretados através da análise de frequência, média aritmética e desvio padrão, o que demonstrou que cada fator possui uma certa influência na decisão de compra dos consumidores, porém, os fatores psicológicos e culturais são os que mais se destacam entre os consumidores do Atacadão do Real.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.publisher.unidadeUFSM Palmeira das Missõespor


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