dc.contributor.advisor | Charao, Andrea Schwertner | |
dc.creator | Bastos, Guilherme Pompeu | |
dc.date.accessioned | 2021-10-22T18:42:43Z | |
dc.date.available | 2021-10-22T18:42:43Z | |
dc.date.issued | 2019-07-08 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/22515 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciência da Computação, RS, 2019. | por |
dc.description.abstract | The teaching-learning algorithms and programming logic is challenging for both students
and teachers, so that developing research, technologies and didactic strategies to support
this process is a recurring theme. Games that offer logic and programming challenges have
been successfully employed in this context, using visual programming features. A very common
challenge in this type of game is the programming of the steps that a character must
take to navigate a maze. Many websites offer variations of this type of challenge, such as
Code.org, which provides resources for large-scale programming and logic learning with
millions of participants worldwide. Even with variations, such challenges often do not allow
customization in the scenery or the maze route, offering at most the selection of character
characteristics. A greater level of customization is believed to collaborate to motivate and
engage users, as in many games with more sophisticated features. In this context, the
present work presents the development of a tool capable of generating a customized game
containing labyrinths, aiming to motivate the learning of fundamental concepts of programming
logic. In this application, it is possible to build custom scenarios and labyrinths, filling
a gap observed in other games of this type. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação em computação | por |
dc.subject | Algortimo | por |
dc.subject | Programação | por |
dc.title | Gerador de jogos personalizados com labirintos para introdução à lógica de programação | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.description.resumo | O ensino-aprendizagem de algoritmos e lógica de programação é desafiador tanto para alunos
como para professores, de forma que desenvolver pesquisas, tecnologias e estratégias
didáticas para apoiar este processo é um tema recorrente. Jogos que oferecem desafios
de lógica e programação têm sido empregados com sucesso neste contexto, usando recursos
de programação visual. Um desafio muito comum neste tipo de jogo é a programação
dos passos que um personagem deve executar para percorrer um labirinto. Muitos sites
oferecem variações desse tipo de desafio, como por exemplo em Code.org, que oferece
recursos para aprendizagem de lógica e programação em larga escala, com milhões de
participantes no mundo todo. Mesmo com variações, tais desafios não costumam permitir
personalizações no cenário ou no percurso do labirinto, oferecendo no máximo a seleção
de características do personagem. Acredita-se que um nível maior de personalização colabore
para motivar e engajar usuários, como ocorre em muitos jogos com recursos mais
sofisticados. Neste contexto, o presente trabalho apresenta o desenvolvimento de uma
ferramenta capaz de gerar um jogo customizado contendo labirintos, visando motivar a
aprendizagem de conceitos fundamentais de lógica de programação. Nessa aplicação, é
possível construir cenários e labirintos personalizados, preenchendo uma lacuna observada
em outros jogos deste tipo. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |