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dc.contributor.advisorCharao, Andrea Schwertner
dc.creatorBastos, Guilherme Pompeu
dc.date.accessioned2021-10-22T18:42:43Z
dc.date.available2021-10-22T18:42:43Z
dc.date.issued2019-07-08
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/22515
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciência da Computação, RS, 2019.por
dc.description.abstractThe teaching-learning algorithms and programming logic is challenging for both students and teachers, so that developing research, technologies and didactic strategies to support this process is a recurring theme. Games that offer logic and programming challenges have been successfully employed in this context, using visual programming features. A very common challenge in this type of game is the programming of the steps that a character must take to navigate a maze. Many websites offer variations of this type of challenge, such as Code.org, which provides resources for large-scale programming and logic learning with millions of participants worldwide. Even with variations, such challenges often do not allow customization in the scenery or the maze route, offering at most the selection of character characteristics. A greater level of customization is believed to collaborate to motivate and engage users, as in many games with more sophisticated features. In this context, the present work presents the development of a tool capable of generating a customized game containing labyrinths, aiming to motivate the learning of fundamental concepts of programming logic. In this application, it is possible to build custom scenarios and labyrinths, filling a gap observed in other games of this type.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação em computaçãopor
dc.subjectAlgortimopor
dc.subjectProgramaçãopor
dc.titleGerador de jogos personalizados com labirintos para introdução à lógica de programaçãopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.description.resumoO ensino-aprendizagem de algoritmos e lógica de programação é desafiador tanto para alunos como para professores, de forma que desenvolver pesquisas, tecnologias e estratégias didáticas para apoiar este processo é um tema recorrente. Jogos que oferecem desafios de lógica e programação têm sido empregados com sucesso neste contexto, usando recursos de programação visual. Um desafio muito comum neste tipo de jogo é a programação dos passos que um personagem deve executar para percorrer um labirinto. Muitos sites oferecem variações desse tipo de desafio, como por exemplo em Code.org, que oferece recursos para aprendizagem de lógica e programação em larga escala, com milhões de participantes no mundo todo. Mesmo com variações, tais desafios não costumam permitir personalizações no cenário ou no percurso do labirinto, oferecendo no máximo a seleção de características do personagem. Acredita-se que um nível maior de personalização colabore para motivar e engajar usuários, como ocorre em muitos jogos com recursos mais sofisticados. Neste contexto, o presente trabalho apresenta o desenvolvimento de uma ferramenta capaz de gerar um jogo customizado contendo labirintos, visando motivar a aprendizagem de conceitos fundamentais de lógica de programação. Nessa aplicação, é possível construir cenários e labirintos personalizados, preenchendo uma lacuna observada em outros jogos deste tipo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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