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dc.contributor.advisorSilva, Luís Alvaro de Lima
dc.creatorSoares, Juliano Leonardo
dc.date.accessioned2021-10-22T18:44:37Z
dc.date.available2021-10-22T18:44:37Z
dc.date.issued2021-09-02
dc.date.submitted2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/22521
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciência da Computação, RS, 2021.por
dc.description.abstractIn computer games and virtual simulators, the fun, difficulty and variability of entertainment and/or training challenges are directly related to the behavior of characters inserted in the built virtual environments. In terms of behavior, one of the main characteristics of these characters is the ability to move along paths that are automatically computed. For this, pathfinding algorithms have gained greater importance in the field of Artificial Intelligence (AI) especially when considered together with deep neural networks (DNN). However, the integration of these AI research areas still does not present clearly established patterns, especially when we consider that relief information of the land used must be used in computing the cost of the investigated paths. The objective of this TCC, therefore, is to research, develop and test hierarchical pathfinding algorithms that consider terrain relief irregularities, and explore DNN to optimize the search for such paths in large terrains that contain this topographical information. With this, this work presents experiments with traditional heuristics and DNN computed heuristics trained in the execution of the pathfinding algorithms A∗ and HPA*, presenting a way to consider the terrain relief in the determination of paths. From the statistical analysis of the experimental results obtained in the TCC, it is possible to state that the use of DNN can reduce the computational cost of both A* and HPA* considering the terrain relief.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectBusca de caminhopor
dc.subjectAltura no terrenopor
dc.subjectInclinação terrenopor
dc.subjectBusca hierárquica de caminhopor
dc.subjectInteligência artificialpor
dc.subjectSistemas de simulaçãopor
dc.titleRedes neurais e algoritmos hierárquicos de pathfinding para computação de elevação e inclinação na busca de caminhos em terrenos virtuaispor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.description.resumoEm jogos de computador e simuladores virtuais, a diversão, a dificuldade e a variabilidade dos desafios de entretenimento e/ou treinamento estão diretamente relacionados ao comportamento dos personagens inseridos nos ambientes virtuais construídos. Em termos de comportamento, uma das principais características desses personagens é a capacidade de movimentação por caminhos que são automaticamente computados. Para isto, algoritmos de busca de caminhos (pathfinding) têm ganhado uma maior importância na área de Inteligência Artificial (IA) principalmente quando considerados em conjunto com as redes neurais profundas (Deep Neural Networks - DNN). Porém, a integração destas áreas de pesquisa da IA ainda não apresenta padrões claramente estabelecidos, principalmente quando consideramos que informações de relevo dos terrenos usados devem ser usadas na computação do custo dos caminhos investigados. O objetivo deste TCC, portanto, é pesquisar, desenvolver e testar algoritmos de pathfinding hierárquicos que considerem irregularidades de relevo do terreno, e explorar DNN para otimizar a busca de tais caminhos em terrenos de grandes dimensões que contêm essas informações topográficas. Com isto, este trabalho apresenta experimentos com heurísticas tradicionais e heurísticas computadas por DNN treinadas na execução dos algoritmos de pathfinding A∗ e HPA*, apresentando uma forma de considerar o relevo do terreno na determinação de caminhos. A partir da análise estatística dos resultados experimentais obtidos no TCC, é possível afirmar que o emprego de DNN pode reduzir o custo computacional tanto do A* como do HPA* considerando o relevo do terreno.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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