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dc.contributor.advisorLanzanova, Thompson Diordinis Metzka
dc.creatorJunior, Charles de Oliveira Rosa
dc.date.accessioned2021-10-22T18:51:47Z
dc.date.available2021-10-22T18:51:47Z
dc.date.issued2021-10-08
dc.date.submitted2021-10-08
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/22537
dc.description.abstractWith the growth of the automotive market, environmental concerns and customers increasingly demanding about comfort, performance, and fuel economy, it becomes necessary to evaluate options to satisfy these requirements. The use of continuously variable transmissions (CVT) is becoming an alternative to satisfy these need. This type of transmission allows the engine to work at its maximum efficiency speed, varying its transmission ratio continuously, without abrupt changes in torque or exit speed, while vehicle speed increases. This work aims to present the development of a numerical simulation model that aims to evaluate the dynamic behavior of a Baja SAE vehicle of the Bombaja UFSM team, through the modification of constructive characteristics (mass of flyweights) of the CVT. Due to the complexity of the CVT behavior and the high experimental testing time with this component, this tool is intended to minimize the team's testing time and provide analysis and quick decisionmaking in choosing the best configuration of the component that will provide the best longitudinal performance of the vehicle. With the help of the Matlab® software, simulations were carried out considering the forces coming from the motor and driven pulley drives, in addition to the resistive forces to the vehicle's movement, which directly interfere in the longitudinal performance of the prototype. In order to compare the results obtained through the simulations carried out, an experimental procedure was carried out using flyweights with a mass of 100 grams and the prototype submitted to cover the same path of the acceleration and velocity test (A&V). During the path, the angular speed of the prototype's front and rear wheels, engine rotation, and displacement time on the course were measured. The comparison between the results obtained through the experimental tests with the simulation presented satisfactorily close values, however, the results obtained through the simulation presented more conservative values because the computational model does not consider the effects of V-belt slippage on the CVT pulleys, as well as, disregard the losses that occur between the tire-track pair.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectBaja SAEpor
dc.subjectCVTpor
dc.subjectDinâmica longitudinalpor
dc.subjectLongitudinal dynamicseng
dc.titleModelagem computacional do funcionamento de uma transmissão continuamente variável (CVT) aplicada em um protótipo do tipo BAJA SAEpor
dc.title.alternativeComputationa modeling of the fuctioning of a continuously variable transmission (CVT) applied to a BAJA SAE tye prototypeeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.description.resumoCom o crescimento do mercado automotivo, preocupações ambientais e clientes cada vez mais exigentes em relação ao conforto, desempenho e economia de combustível, torna-se necessário avaliar opções para satisfazer esses requisitos. O uso de transmissões continuamente variáveis (CVT) está se tornando uma alternativa para satisfazer essas necessidades. Este tipo de transmissão permite que o motor trabalhe em sua faixa de máxima eficiência, variando a sua relação de transmissão de maneira contínua, sem mudanças abruptas no torque ou velocidade de saída, enquanto a velocidade do veículo aumenta. Este trabalho destina-se a apresentar o desenvolvimento de um modelo de simulação numérica que se destina a avaliar o comportamento dinâmico de um veículo do tipo Baja SAE da equipe Bombaja UFSM, através da modificação de características construtivas (massa dos flyweights) da CVT. Devido à complexidade do comportamento da CVT e o elevado tempo de testes experimentais com este componente, busca-se com essa ferramenta minimizar o tempo de testes da equipe e propiciar a análise e tomada de decisão rápida na escolha da melhor configuração do componente que irá proporcionar o melhor desempenho longitudinal do veículo. Com o auxílio do software Matlab®, simulações foram realizadas considerando as forças provenientes dos acionadores da polia motora e movida, além das forças resistivas ao movimento do veículo, que interferem diretamente no desempenho longitudinal do protótipo. Com o objetivo de comparar os resultados obtidos por meio das simulações realizadas, um procedimento experimental foi realizado utilizando flyweights com massa de 100 gramas e o protótipo submetido a percorrer o mesmo trajeto da prova de aceleração e velocidade (A&V). Durante o percurso foram aferidas a velocidade angular da roda dianteira e traseira do protótipo, rotação do motor e o tempo de deslocamento no percurso. A comparação entre os resultados obtidos por meio dos testes experimentais com a simulação apresentou valores satisfatoriamente próximos, todavia os resultados obtidos por meio da simulação apresentaram valores mais conservadores, devido ao modelo computacional não considerar os efeitos do escorregamento da correia trapezoidal nas polias da CVT, assim como, desconsiderar as perdas que ocorrem entre o par pneu-pista.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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