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dc.contributor.advisorPinto, Nelson Guilherme Machado
dc.creatorNunes, Juliane Araújo
dc.date.accessioned2021-10-22T18:59:58Z
dc.date.available2021-10-22T18:59:58Z
dc.date.issued2021-01-25
dc.date.submitted2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/22553
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso de graduação - Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Palmeira das Missões, Curso de Administração, RS, 2021.por
dc.description.abstractDue to the globalization of markets, promulgated by advances in communication and information technologies, finance had to update itself as they can keep up with new trends, aiming not only to remain in increasingly competitive scenarios, but also to expand their niches markets, which tend to become increasingly international. Managers must always be attentive and in search of strategies to keep the company protected from external risks and to reduce as much as possible causes that could put the company's financial health at risk. Taking into account the current economy of Brazil, which is in an economic crisis, promulgated by the contraction of the buyer market, which had to readjust to the pandemic context, due to COVID IX, which is worrying managers, is the growing number of default that occurs for several reasons, such as unemployment and financial problems. Therefore, the main objective of this study was to identify the factors causing default in the company Mecânica AutoMotor, located in the city of Palmeira da Missões-RS, and thus, it was possible to bring suggestions for future improvements for the company through the 5W2H tool. The data were collected through a structured interview and, after being analyzed, the results were divided into four categories of analysis: satisfaction with the service, form of payment, motivation for non-payment and action plan. In light of this, it was possible to draw up a strategy plan in order to suggest solutions for improvements to the company, such as formalizing the payments section, without being based on trust; implement a management system, thus having all the important data of the company's customers; establish a formal collection system with clear and simple rules, thus being able to minimize the number of defaulters and significantly contribute to the financial health of the organization. It was also possible to identify positive points that customers highly value. In this context, an example of this is the company's punctuality in delivering the car that was being repaired, and the good relationship with the owner and employees. As well as positives, it was also possible to identify negative points, which the company needs to focus its efforts to make improvements. Therefore, as limitations of the study, the fact of not getting access to all the defaulters of the company stands out. For future studies, it is suggested that this research be applied in other companies, so that they can base themselves and identify their problems and solve them.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInadimplênciapor
dc.subjectConcessão de créditopor
dc.subjectGestão financeiropor
dc.titleInadimplência no serviço mecânico de automóveis: um estudo de caso sobre as suas causas na mecânica automotor em Palmeira das Missões - RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localPalmeira das Missões, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Administraçãopor
dc.description.resumoDevido a globalização de mercados, promulgada pelos avanços das tecnologias de comunicação e informação, as finanças tiveram que se atualizar na medida em que possam acompanhar as novas tendências, visando não só a permanência em cenários cada vez mais competitivos, mas também, ampliar seus nichos de mercado, aos quais tendem a se tornarem cada vez mais internacionais. Os gestores precisam estar sempre atentos e em busca de estratégias para manter a empresa protegida dos riscos externos e reduzindo o máximo possível causas que possam deixar a saúde financeira da empresa em risco. Levando em consideração a economia atual do Brasil, que se encontra em uma crise econômica, promulgada pela contração do mercado comprador, ao qual teve que se readequar ao contexto pandêmico, devido ao COVID IX, o que está preocupando os gestores, é o crescente número de inadimplência que ocorre por vários motivos, como desemprego e problemas financeiros. Diante disso, o principal objetivo desse estudo foi identificar os fatores causadores da inadimplência na empresa Mecânica AutoMotor, localizada na cidade de Palmeira da Missões-RS, e assim, foi-se possível trazer sugestões de melhorias futuras para a empresa através da ferramenta 5W2H. Os dados foram coletados através de uma entrevista estruturada e, após serem analisados, os resultados foram divididos em quatro categorias de análise: satisfação com o serviço, forma de pagamento, motivação para o não pagamento e plano de ação. Diante disso, foi possível traçar um plano de estratégias a fim de sugerir soluções de melhorias a empresa, como formalizar a seção de pagamentos, sem ser na base da confiança; implantar um sistema gerencial, dessa forma ter todos os dados importantes dos clientes da empresa; estabelecer um sistema de cobrança formal e com regras claras e simples, assim, poder minimizar o número de inadimplentes e contribuir significativamente com a saúde financeira da organização. Foi possível também identificar pontos positivos que os clientes prezam muito. Nesse contexto, um exemplo disto é a pontualidade da empresa em entregar o carro que estava em conserto, e o bom relacionamento com o proprietário e os empregados. Assim como positivos, também foi possível identificar pontos negativos, os quais a empresa necessita focar seus esforços para que haja melhorias. Diante disso, como limitações do estudo, se destaca o fato de não conseguir acesso a todos os inadimplentes da empresa. Para estudos futuros, sugere-se que se aplique esta pesquisa em outras empresas, para que possam se basear e identificar seus problemas e soluciona lospor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.publisher.unidadeUFSM Palmeira das Missõespor


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