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dc.contributor.advisorSilva, Marcelo Freitas da
dc.creatorCipriani, João Pedro Scherer
dc.date.accessioned2021-10-25T12:52:14Z
dc.date.available2021-10-25T12:52:14Z
dc.date.issued2019-07-08
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/22582
dc.descriptionTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia Elétrica, RS, 2019por
dc.description.abstractThe fast transition from a traditional centralized generation model to a new model – in which distributed generation becomes common-place and there’s a growing share of grid-tied inverters – raises concerns on the stability and overall energy quality of the electrical system. While most of the researchers seek solutions in the improvement of the interface between the grid and the generation sources, a considerable share of the systems electrical demand is interfaced to the grid though electronic converters. Controlling those loads in a way that they present compensatory characteristics can be beneficial to the systems stability. Loads that present such characteristics are called Smart Loads. Therefore, this work presents the development of acontrol strategy applied to a LED driver that turns it on a Smart Load. The DC bus capacitor, already a part of most LED drivers, is used as energy storage to decouple the instantaneous input and output power. The control structure measures the grid voltage and frequency, updating the driver’s input current so that it has a compensatory behavior. The load power is defined based on a filtered input power reference. A prototype was projected, simulated and early experimental results are presented.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCargas inteligentespor
dc.subjectSistemas de iluminaçãopor
dc.subjectControle de demandapor
dc.subjectCompensação distribuídapor
dc.titleDriver de iluminação como carga inteligente para compensação de condições da redepor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCurso de Engenharia Elétricapor
dc.description.resumoA rápida alteração do modelo tradicional de geração centralizada para um novo modelo – que onde ocorre a popularização da geração distibuída e a crescente penetração de inversores na rede elétrica – ocasiona preocupações em relação a estabilidade e à qualidade do sistema elétrico. Enquanto a maior parte da pesquisa se volta para soluções implementadas na maneira como a geração se conecta à rede, uma parcela considerável da demanda do sistema é interfaceada com a rede por conversores eletrônicos. O controle dessas cargas para que apresentem características compensatórias pode contribuir para a estabilidade do sistema. Essas características incluem controle de droop de potência ativa e reativa. Cargas que apresentam esse comportamento são chamadas de Cargas Inteligentes. Este trabalho, portanto, apresenta o desenvolvimento de uma estratégia de controle aplicada a um driver de LED que o faça se comportar como uma Carga Inteligente. Aproveita-se o capacitor de barramento já presente nas topologias mais comuns de driver de LED como uma reserva de energia, desacoplando a potência instantânea da entrada e da saída. A estrutura de controle mede a amplitude da tensão e a frequência da rede, atualizando a corrente de entrada para ter comportamento compensatório. A potência da carga é alterada de acordo com uma referência filtrada da potência de entrada, atenuando a percepção do usuário. Um protótipo é projetado, simulado e apresenta resultados experimentais preliminares em bancada.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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