Análise do impacto de sistemas de recarga lenta de veículos elétricos em redes de distribuição secundária
View/ Open
Date
2021-02-18Primeiro membro da banca
Michels, Leandro
Segundo membro da banca
Campos, Maurício de
Metadata
Show full item recordAbstract
Este trabalho apresenta uma contextualização sobre os veículos elétricos, tecnologia que está ganhando
espaço de forma significativa pelo mundo. Muito pela preocupação em reduzir a emissão de poluentes
como o CO2, e em paralelo com o desenvolvimento de fontes de geração de energia renováveis, algo que
o Brasil possui em maior parcela na sua matriz de geração de eletricidade. No entanto, os veículos elétricos
trazem consigo algumas preocupações com relação aos impactos que podem causar à rede elétrica,
pois se trata de uma carga que permanece consumindo potência por várias horas, e de forma simultânea
com outros veículos. Sendo assim, esforços precisam ser feitos para que essa tecnologia seja um benefício
e não uma causadora de impactos a um sistema já existente, exigindo adequações de infraestrutura
custosas às concessionárias. De forma similar, o sistema elétrico possui normas que definem limites de
tensão que as concessionárias devem respeitar, para que a energia seja fornecida aos consumidores de
forma adequada. A parte do sistema mais afetada pelos veículos elétricos é a distribuição secundária, a
qual alimenta principalmente consumidores residenciais, e onde a maioria dos carregadores estão localizados.
Esses carregadores possuem normativas próprias com relação a diversos fatores de segurança e
limites de tensão e corrente de operação, no entanto esses limites não são os mesmos estabelecidos para o
fornecimento de tensão pelas concessionárias, o que pode levar os veículos elétricos a causar problemas
de subtensão e acarretar em multas para a concessionária, portanto se trata de um problema complexo
que precisa ser melhor explorado. Este trabalho busca apresentar esse problema, demonstrando como
diferentes cenários aleatórios de inserção de veículos elétricos poderiam causar diversos problemas de
subtensão em um alimentador real. Após constatadas as subtensões e respectivos ramais afetados, algumas
estratégias de recarga são exploradas, como a redução gradual da potência de recarga, ou a condição
de injeção de energia à rede por parte dos veículos elétricos, sempre respeitando os limites de tensão
especificados pelas normas nacionais de fornecimento de energia, ambas estratégias se apresentando
satisfatórias para reduzir ou eliminar a subtensão causada pela recarga de veículos elétricos.
Collections
The following license files are associated with this item: