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dc.contributor.advisorWolff, Silvia Susana
dc.creatorSilveira, Amanda Santos
dc.date.accessioned2021-10-29T17:43:33Z
dc.date.available2021-10-29T17:43:33Z
dc.date.issued2016-12-06
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/22659
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDançapor
dc.subjectProcesso criativopor
dc.subjectIdentidade negrapor
dc.subjectAutoconhecimentopor
dc.titlePreteando a criação: a afirmação da negritude como potência criativa em dançapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationDança-Bachareladopor
dc.description.resumoDo samba no pátio da avó ao palco com contrato assinado. Do cabelo liso ao Black Power. Da negação da autoimagem à valorização e amor próprio. Da vergonha ao orgulho. Do rebolar em frente ao espelho ao espetáculo coletivo. É a partir desses espaços que este texto se constitui como parte do Trabalho de Conclusão do Curso de Dança-Bacharelado. Este estudo está ancorado nas memórias que afloram e alimentam o processo de afirmação da identidade negra, tema central da criação artística e textual desta pesquisa. Entre relatos e poemas, este texto expõe a experiência de uma cotista negra no espaço acadêmico, que através da Dança expressa o processo de afirmação da sua negritude. Ao passar isso, torna-se evidente a contribuição das experiências vividas em contato com a cultura popular, elemento que liga o passado com o presente. A intenção do trabalho é contribuir com a pesquisa em Dança que se apoia na identidade negra, enriquecendo assim esta área de produção de conhecimento. Prevalece, na escrita deste texto, o processo criativo da obra final da graduação que, em diálogo com outras duas pesquisas, desdobra-se na ancestralidade feminina, na escuta do corpo e na (re)afirmação da identidade negra. As Abordagens Somáticas do movimento foram o caminho metodológico escolhido e o mote para criação da obra artística e desta reflexão. As inquietações surgem de dentro para fora, gerando o interesse de reconhecer-se através do outro ao mesmo tempo em que olha para si.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCApor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


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