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dc.creatorDallepiane, Patrícia Gomes
dc.date.accessioned2021-11-04T14:37:47Z
dc.date.available2021-11-04T14:37:47Z
dc.date.issued2021-04-09
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/22711
dc.description.abstractEfficient and economical cargo transportation is an important factor to contribute to the development of the economy, competitiveness in the market and the reduction of expenses in the logistics of companies. Electric trucks provide a new mobility alternative, due to the advantages related to the vehicle's energy efficiency, noise reduction in traffic, reduction of pollutant emissions and for registering lower supply and maintenance costs compared to traditional trucks. In addition to seeking to build a sustainable economy through recharges by renewable energy sources. Thus, the objective of this dissertation is to carry out an analysis of the logistical impact with the insertion of electric trucks for the transportation of loads of drinks. This study tends to develop analysis of possibilities to contribute to decision making in companies, with regard to the replacement of diesel trucks by electric ones, through the analysis of planned route profiles for trucks to operate during the working day, economic evaluation with supply and fleet maintenance, application of the cost of mitigating carbon emissions when replacing diesel oil with electricity, analysis of expenses for recharging trucks in different tariff modalities and ending with the application of the AHP method to check the degree of importance of trucks diesel and electric. The study is based on information collected at the company FRUKI in Lajeado and at distribution centers located in Rio Grande do Sul. The analysis of each criterion aims to demonstrate that the fleet replacement process can be a viable alternative for companies, due to the economy generated during its operation and reduction in the emission of pollutants.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCaminhão elétricopor
dc.subjectTransporte de cargapor
dc.subjectLogísticapor
dc.subjectImpactos ambientaispor
dc.subjectMétodo AHPpor
dc.subjectElectric truckeng
dc.subjectCargo transporteng
dc.subjectLogisticseng
dc.subjectEnvironmental impactseng
dc.subjectAHP methodeng
dc.titleAnálise do impacto logístico no setor de transporte de cargas: estudo de caso com a introdução de caminhões elétricospor
dc.title.alternativeAnalysis of the logistic impact on the load transport sector: a case study with the introduction of electric truckseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO transporte de carga eficiente e econômico é um fator importante para contribuir com o desenvolvimento da economia, competitividade no mercado e a redução de despesas na logística das empresas. Os caminhões elétricos possibilitam uma nova alternativa de mobilidade, devido as vantagens relacionadas à eficiência energética do veículo, atenuação de ruído no trânsito, redução da emissão de poluentes e por registrarem custos menores de abastecimento e manutenções comparados aos caminhões tradicionais. Além de buscar construir uma economia sustentável mediante as recargas por fontes renováveis de energia. Deste modo, o objetivo desta dissertação é realizar uma análise do impacto logístico com a inserção de caminhões elétricos para o transporte de cargas de bebidas. O presente estudo tende a desenvolver análises de possibilidades para contribuir em tomada de decisão nas empresas, no que tange à substituição de caminhões a diesel por elétricos, através da análise de perfis de rotas planejadas para os caminhões operarem durante a jornada de trabalho, avaliação econômica com abastecimento e manutenções de frota, aplicação do custo de mitigação das emissões de carbono ao substituir óleo diesel por eletricidade, análise de despesas para recargas de caminhões nas diferentes modalidades tarifárias e finalizando com a aplicação do método AHP para verificar o grau de importância de caminhões a diesel e elétricos. O estudo é baseado nas informações coletadas na empresa FRUKI em Lajeado e nos centros de distribuição localizados no Rio Grande do Sul. A análise de cada critério visa demonstrar que o processo de substituição da frota pode ser uma alternativa viável para as empresas, devido a economia gerada durante sua operação e redução na emissão de poluentes.por
dc.contributor.advisor1Canha, Luciane Neves
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6991878627141193por
dc.contributor.referee1Felix, Carlos Jose Antonio Kummel
dc.contributor.referee2Brignol, Wagner da Silva
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9049490220235825por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEngenharia Elétricapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétricapor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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