dc.creator | Amoretti, Ana Maria Rigão Torres | |
dc.date.accessioned | 2021-11-05T13:44:52Z | |
dc.date.available | 2021-11-05T13:44:52Z | |
dc.date.issued | 2020-04-06 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/22728 | |
dc.description.abstract | Emergency signs are key elements to ensure correct orientation of people in an evacuation process, especially for large public places. Fires with a high number of fatalities in nightclubs, such as Nightclub Kiss (Brazil) in 2013 with 242 fatalities, The Station (United States of America) in 2003 with 100 fatalities and the Cromañón Republic (Argentina) 2004 with 194 victims, among others, represent the importance of assessing emergency signaling systems for these kinds of locations. For this reason, this research aimed to verify the efficiency of fire and panic safety signals in escape routes prescribed by the Brazilian standard ABNT NBR 13434 (2004 e 2018), compared to an illuminated signal system, using computational simulations as a tool. The signs were numerically inserted into a generic nightclub model in four distinct scenarios, established according to the luminescent factor of each system. The results showed that for confined and low light environments, the beacon signals showed a reduction of approximately one hundred and sixty-three percent in the total output time, in relation to the photoluminescent signals operating at their maximum capacity. In addition, the total loss of luminescent capacity of conventional signals increased the average evacuation time by about four hundred and fifteen percent in relation to the beacon signals. Therefore, it is concluded that a completely perceptible signaling system can contribute significantly to the reduction in evacuation times in relation to photoluminescent signals in which the agents, even when not close to them, are able to perceive and interpret the information, contributing to the movement crowd in the direction of the escape route. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Segurança contra incêndio | por |
dc.subject | Simulação computacional | por |
dc.subject | Sinalização | por |
dc.subject | Fire safety | eng |
dc.subject | Computation simulation | eng |
dc.subject | Signaling | eng |
dc.title | Simulação computacional de evacuação em casa noturna - comportamento da multidão guiado por sinalização de emergência | por |
dc.title.alternative | Computer night evacuation simulation - crowd behavior guided by emergency signaling | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | As sinalizações de emergência são elementos fundamentais para garantir a orientação correta das pessoas, em um processo de evacuação, principalmente para locais de grande público. Incêndios com grande número de vítimas fatais ocorridos em casas noturnas, como por exemplo, a Boate Kiss (Brasil) em 2013, com 242 vítimas fatais, a The Station (Estados Unidos da América) em 2003, com 100 vítimas fatais e a República Cromañón (Argentina) em 2004, com 194 vítimas, entre outras, representam a importância de avaliar os sistemas de sinalizações de emergência para esses locais. Por esse motivo, a presente pesquisa teve por objetivo verificar a eficiência das sinalizações de segurança contra incêndio e pânico em rotas de fuga prescritos pela norma brasileira ABNT NBR 13434 (2004 e 2018), comparado a um sistema iluminado de sinais, utilizando como ferramenta as simulações computacionais. Os resultados mostraram que, para ambientes confinados e de baixa luminosidade, os sinais de balizamento apresentaram uma redução de cerca de cento e sessenta e três por cento no tempo total de saída, em relação aos sinais fotoluminescentes operando em sua capacidade máxima. Além disso, a perda total da capacidade luminescente dos sinais convencionais aumentou em cerca de quatrocentos e quinze por cento o tempo médio de evacuação em relação aos sinais de balizamento. Portanto, conclui-se que um sistema de sinalização completamente perceptível pode contribuir representativamente para a redução nos tempos de evacuação em relação aos sinais fotoluminescentes no qual os agentes, mesmo não estando próximos a eles, conseguem perceber e interpretar as informações, contribuindo para o movimento correto da multidão no sentido da rota de fuga. | por |
dc.contributor.advisor1 | Lima, Rogerio Cattelan Antocheves de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5518587537986438 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Musse, Soraia Raupp | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2302314954133011 | por |
dc.contributor.referee1 | Ono, Rosaria | |
dc.contributor.referee2 | Vargas, Alexandre Silva de | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2992723986542482 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Arquitetura e Urbanismo | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |