Mostrar registro simples

dc.creatorSoccal, Daiane Maira
dc.date.accessioned2021-11-05T20:07:24Z
dc.date.available2021-11-05T20:07:24Z
dc.date.issued2021-05-14
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/22745
dc.description.abstractIn this dissertation, a study is proposed on the concept of happiness in teaching work in the municipality of Agudo / RS is proposed, with the intention of understanding the representations of happiness in the work of teachers in the municipal education network. The objective is to analyze and reflect to what extent the working conditions of teachers impact on their levels of happiness, stemming from categories such as salary model, political and social role of the teaching workforce, unequal working conditions, emotions, the conception of happiness of each teacher in their way of living. This dissertation is justified by the need to promote a more in-depth study on the theme of happiness within the scope of teaching work, as it is considered that the theme is characterized as relevant and current, being able to gather information that contributes to the understanding of the representations of happiness and contemporary practices and also with future research on the topic. This is a research with a qualitative and quantitative approach and will utilize methodological tools such as bibliographic analysis, documentary research, questionnaires. It is concluded that the respondents internalize their emotions and perspectives in the work environment, as a way of personal fulfillment and life mission. In general, they are professionals who need to be encouraged and mobilized frequently, and they need, above all, to feel part of the process, as a promising potential, and thus feel happy and the protagonist of their path and professional path.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFelicidadepor
dc.subjectTrabalho docentepor
dc.subjectBem estarpor
dc.subjectHappinesseng
dc.subjectTeaching workeng
dc.subjectWelfareeng
dc.titleUm estudo sobre felicidade e trabalho docente no município de Agudo/RSpor
dc.title.alternativeA study on happiness and teaching work in the municipality of Agudo / RSeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoPropõe-se, nessa dissertação, um estudo sobre a concepção de felicidade no trabalho docente no município de Agudo/RS, com a intenção de compreender as representações de felicidade no trabalho de docentes da rede de ensino do município. Objetiva-se analisar e refletir em que medida as condições de trabalho docente impactam nos níveis de felicidade a partir de categorias como modelo salarial, papel político e social do trabalhador docente, condições de trabalho desiguais, emoções, a concepção de felicidade de cada docente em seu modo de viver. Essa dissertação justifica-se pela necessidade de promover um estudo mais aprofundado sobre o tema felicidade no âmbito do trabalho docente, pois considera-se que a temática se caracteriza como relevante e atual, podendo reunir informações que contribuam com a compreensão das representações da felicidade e práticas contemporâneas e com futuras pesquisas sobre o tema. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quali– quantitativa e utilizará ferramentas metodológicas como análise bibliográfica, pesquisa documental e questionário. Conclui-se que os pesquisados internalizam suas emoções e perspectivas no ambiente de trabalho, como um modo de realização pessoal e missão de vida. De um modo geral, são profissionais que precisam ser incentivados e mobilizados com frequência, e necessitam antes de tudo, se sentir parte do processo, como um ser promissor em seu potencial, e assim se sentirem felizes e protagonista de sua trajetória de via e profissional.por
dc.contributor.advisor1Cremonese, Dejalma
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1612981086021270por
dc.contributor.referee1Mourad, Leonice Aparecida de Fatima Alves Pereira
dc.contributor.referee2Cenci, Daniel Rubens
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0765028622535786por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentSociologiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International