História oral de vida de professores da área da saúde de cursos particulares de nível técnico de Santa Maria/RS
Visualizar/ Abrir
Data
2021-09-09Primeiro membro da banca
Fernandez, Fabíola Holanda Barbosa
Segundo membro da banca
Brancher, Vantoir Roberto
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Para esta pesquisa, levou-se em conta o atual cenário da educação no Brasil, em que convergem estudos frente a melhorias no ensino, voltadas para inovações nas práticas docentes. Algumas instituições começam a valorizar os saberes individuais do professor, e tais mudanças, por parte dos gestores da rede privada, apresentam reflexões e discussões somadas às práticas pedagógicas inovadoras. No contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), fazem-se reflexões acerca das relações diretas que vivências e experiências adquiridas ao longo da vida profissional, podem definir a atual situação do sujeito que é professor, atuante em instituições com esse perfil. Partiu-se, então, da perspectiva frente à falta de formação para a docência na EPT, bem como a não obrigatoriedade da formação em licenciatura para exercer tal papel. Considerando o exposto, a pesquisa teve como objetivo investigar como ocorre a formação de professores de escolas técnicas privadas atuantes em cursos técnicos da área da saúde. E, por meio desse aprofundamento nas histórias de vida, foi possível discorrer a trajetória de formação dos professores, verificando o que eles identificam como realização profissional docente. Quanto aos aspectos metodológicos, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, fazendo uso do método História Oral de Vida (HOV) de Meihy e Holanda (2007) e, para análise dos dados, a Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2006). Os colaboradores da pesquisa, foram quatro professores que atuam em cursos da saúde na rede privada da EPT de Santa Maria/RS. Em virtude da pandemia Covid-19, as entrevistas ocorreram em meio virtual, nas quais os colaboradores narraram suas trajetórias formativas profissional e docente na EPT. Os achados da pesquisa reforçam as fragilidades dos processos formativos de profissionais da área da saúde para a carreira docente, pois todos os colaboradores narraram ter desenvolvida a prática pedagógica pelos erros e acertos em sala de aula. As formações adquiridas ao longo das trajetórias somam-se ao contexto de uma nova política na EPT, para a qual se exige formação pedagógica a todos os pertencentes do corpo docente das escolas técnicas. A partir de tais experiências, dentre as estratégias pedagógicas que reafirmam o importante papel de professores sem formação pedagógica inicial, está a exemplificação de vivências clínicas em prol de melhor exemplificar as teorias trabalhadas em sala de aula, justificando ao fato da manutenção da prática profissional concomitante à docência. Nesse limiar, está o desejo de qualificar o perfil profissional das classes profissionais de cada um dos colaboradores, pois para todos, foi recorrente o reconhecimento de falhas em seus processos formativos. Conclui-se que a pesquisa atingiu seu objetivo de gerar a autorreflexão, revelando a necessária investidura na formação continuada com foco no desenvolvimento de práticas pedagógicas na EPT.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: