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dc.contributor.advisorRuppenthal, Janis Elisa
dc.creatorSantos, Taís Carvalho dos
dc.date.accessioned2021-11-09T12:19:04Z
dc.date.available2021-11-09T12:19:04Z
dc.date.issued2021-10-06
dc.date.submitted2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/22757
dc.description.abstractGiven the importance of civil construction for the country, given its social and economic contributions, the sector seeks the resolution of its main problems that are based on large wastes of raw material and time, resulting in extrapolated deadlines, in addition to the low quality of the projects delivered. In parallel to this, the retail sector has been growing, and it is important to build new points of sale in a short period of time, so that the establishment becomes profitable within the scenario desired by the customer in the shortest time possible. Thus, the construction work starts to have different characteristics, involving more companies and demanding more quality and speed from them. In this context, the Fast Track philosophy, with roots in Simultaneous Engineering, emerges as an alternative to build at an accelerated pace, where execution begins before the completion of the details of all projects, and the work provides relevant information for the project elaborations in sequence. As for the quality of these services, the Lean Construction philosophy, one of the branches of the Toyota Production System, stands out through solid principles and consistent planning and control tools, optimizing the processes in the construction site as a whole. This paper aims to analyze the process of implementing Fast Track and Lean Construction in a supermarket construction site, showing the main difficulties encountered by the construction company and suggesting plausible improvements to obtain more effective results, since the implementation of both methodologies proved to be quite inefficient, either by the reality imposed by its construction site, either by the lack of dissemination of its principles.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectConstrução civilpor
dc.subjectSetor supermercadistapor
dc.subjectFast trackeng
dc.subjectLean constructioneng
dc.titleAnálise de implantação das filosofias Fast Track e Lean Construction em uma obra supermercadistapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationEngenharia Civilpor
dc.description.resumoDiante da importância da construção civil para o país, visto suas contribuições sociais e econômicas, o setor busca a resolução dos seus principais problemas que se baseiam em grandes desperdícios de matéria – prima e tempo, resultando em prazos extrapolados, além da baixa qualidade nos empreendimentos entregues. Em paralelo a isso, o setor varejista vem apresentando crescimento, sendo importante a construção de novos pontos de venda em curto prazo, para que o estabelecimento rentabilize dentro do cenário almejado pelo cliente no menor tempo possível. Assim, as obras passam a ter características diferentes, envolvendo mais empresas e exigindo destas mais qualidade e rapidez. Nesse contexto, a filosofia Fast Track, com raízes na Engenharia Simultânea, surge como uma alternativa para construir em ritmo acelerado, onde a execução começa antes da conclusão dos detalhamentos de todos os projetos, e a obra fornece informações pertinentes para as elaborações projetuais em sequência. Quanto à qualidade desses serviços, a filosofia Lean Construction, uma das vertentes do Sistema Toyota de Produção, se destaca por meio de princípios sólidos e ferramentas consistentes de planejamento e controle, otimizando os processos em obra como um todo. Esse trabalho visa analisar o processo de implantação do Fast Track e do Lean Construction em uma obra do setor supermercadista, mostrando as principais dificuldades encontradas pela construtora e sugerindo melhorias plausíveis para obtenção de resultados mais efetivos, visto que a implantação de ambas as metodologias se mostraram bastante ineficientes, seja pela realidade imposta pelo seu canteiro de obras, seja pela falta de disseminação dos seus princípios.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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