Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFélix, Carlos José Antônio Kümmel
dc.creatorSouza, Leticia Felix de
dc.date.accessioned2021-11-09T18:10:23Z
dc.date.available2021-11-09T18:10:23Z
dc.date.issued2021-05-20
dc.date.submitted2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/22766
dc.description.abstractTraffic accidents are a worldwide public health problem. At different scales and levels of complexity, good urban mobility management and traffic engineering has the potential to considerably reduce the rates of traffic occurrences. This work analyzed data on traffic accidents with fatal victims in Santa Maria-RS, from the year 2010 to the year 2019, made available by the Department of Statistics of Detran / RS, in which it was possible to characterize qualitatively and quantitatively the traffic accidents that resulted in deaths. Consequently characterizing, as for sex, the type of participation and age group of the fatal victims, the month, period of the day and day of the week that the traffic disasters occurred, and the nature of the accidents. In addition, a statistical analysis was carried out using the Linear Correlation method, in which Pearson's coefficient was calculated to measure the degree of correlation between the variables: sex of the fatal victims and age group; period of the day and day of the week, nature of the accident and type of participation; type of participation and age group of victims. The research showed that men are the ones who most die in the traffic of Santa Maria, and that the correlation of victims of this sex with young people is classified as strong, and, still, identifying federal roads as those with the highest incidence of accidents with fatal victims. Analyzing the PDMU of this city, it was observed that the critical points of accidentality have already been treated, or are being treated, with the purpose of reducing them. The greatest difficulties encountered in carrying out this work are linked to the difficulty of accessing traffic accident data (with and without deaths) and the absence of details of the accident site. Thus, it is concluded that, for the analysis of traffic accidents to obtain increasingly satisfactory results, greater attention is needed in the process of collecting and storing this information.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCoeficiente de Pearsonpor
dc.subjectAcidentes de trânsitopor
dc.subjectAnálise qualitativa e quantitativapor
dc.subjectPearson's coefficienteng
dc.subjectTraffic-accidentseng
dc.subjectQualitative and quantitative analysiseng
dc.titleAnálise qualitativa e quantitativa dos sinistros de trânsito com vítimas fatais em Santa Maria, RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationEngenharia Civilpor
dc.description.resumoOs acidentes de trânsito são um problema de saúde pública mundial. Em diferentes escalas e níveis de complexidade, uma boa gestão da mobilidade urbana e de engenharia de tráfego tem potencial para reduzir consideravelmente os índices de ocorrências de trânsito. Este trabalho analisou dados de acidentes de trânsito com vítimas fatais em Santa Maria-RS, do ano de 2010 ao ano de 2019, disponibilizados pelo Departamento de Estatística do Detran/RS, no qual foi possível caracterizar qualitativamente e quantitativamente os sinistros de trânsito que acarretaram em mortes. Caracterizando, assim, quanto ao sexo, o tipo de participação e faixa etária das vítimas fatais, o mês, período do dia e dia da semana que ocorreram os desastres de trânsito, e a natureza dos acidentes. Além disso, foi feito uma análise estatística através do Método de Correlação Linear, no qual foi calculado o coeficiente de Pearson para medir o grau de correlação entre as variáveis: sexo das vítimas fatais e faixa etária; período do dia e dia da semana; natureza do acidente e tipo de participação; tipo de participação e faixa etária das vítimas. A pesquisa mostrou que os homens são os que mais morrem no trânsito de Santa Maria, e que a correlação das vítimas desse sexo com pessoas jovens é classificada como forte, e, ainda, identificando as vias federais como aquelas com maior incidência de acidentes com vítimas fatais. Analisando o PDMU desta cidade, observou-se que este indica o tratamento dos pontos críticos a acidentalidade, com o propósito de reduzi-los. As maiores dificuldades encontradas para a realização deste trabalho, estão ligadas à dificuldade de acesso aos dados de acidentes de trânsito (com e sem óbitos) e a ausência de detalhes do local do acidente. Sendo assim, conclui-se que, para que as análises dos acidentes de trânsito obtenham resultados cada vez mais satisfatórios, é necessária uma maior atenção no processo de coleta e armazenamento dessas informações.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto