Mostrar registro simples

dc.creatorDella Mea, Tatiana
dc.date.accessioned2021-11-16T14:16:01Z
dc.date.available2021-11-16T14:16:01Z
dc.date.issued2021-05-20
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/22802
dc.description.abstractThis research has as objective the elaboration of a textbook on literary narratives for a 7th grade class of an elementary school, following the Genre Pedagogy precepts of the Sydney School (MARTIN; ROSE, 2008; ROSE; MARTIN, 2012) in order to develop reading and writing skills, which can promote a better performance in the students' level of literacy, as well as providing other Portuguese language teachers with a different methodology from those presented in Portuguese language textbooks, assisting them in their classes. For the elaboration of the activities in the textbook, we used the narrative “Uma história de assombração” (CAPARELLI; BRAGANÇA, 2015) as a based-text, and the activities were built based on the guidelines provided by the Pedagogy based on Text Genres, evidencing the strategies for reading and writing established by the Teaching and Learning Cycle proposed by the Australian school, focusing on the third phase of the project called Reading to Learn: Reading Preparation (Deconstruction), Joint Construction and Independent Construction. Furthermore, regarding the linguistic analysis, the textbook questions are related to the three language metafunctions - ideational, interpersonal and textual - according to the Systemic-Functional Linguistics (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014) perspective. Thus, the textbook is divided into three parts that correspond to the stages of the Teaching and Learning Cycle: 1) Reading preparation (Deconstruction); (2) Joint Construction; and (3) Independent Construction. In each part, we present an Activity Plan composed of the identification data of the school, the class and the period of application of the activities corresponding to each stage. We also highlight the theme of the class, the steps to be followed for the development of activities, the methodology, the resources used and the evaluation of the students' performance in the proposed tasks. As activities are being presented in the Plan (ROSE, 2015), we include and highlight several items called “Instructions for Teachers”, in order to provide teachers with guidelines for the tasks application. Considering the textbook presented here, our intention is to provide subsidies for a productive work in the classroom and also to motivate the development of new proposals for teaching reading and writing of a narrative genre according to the strategies of the Teaching and Learning Cycle.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGêneros de textopor
dc.subjectEstóriaspor
dc.subjectNarrativapor
dc.subjectCiclo de ensino e aprendizagempor
dc.subjectMaterial didáticopor
dc.subjectText genreseng
dc.subjectStorieseng
dc.subjectNarrativeeng
dc.subjectTeaching and learning cycleeng
dc.subjectTextbookeng
dc.titleProdução de material didático para a leitura e escrita do gênero narrativa sob a perspectiva da Escola de Sydneypor
dc.title.alternativeTextbook production for reading and writing the narrative genre from the Sydney School perspectiveeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo a elaboração de um material didático sobre narrativas literárias para uma turma de 7º ano do ensino fundamental, seguindo os preceitos da Pedagogia de Gêneros da Escola de Sydney (MARTIN; ROSE, 2008; ROSE; MARTIN, 2012) com o intuito de desenvolver habilidades de leitura e escrita na referida turma, o que pode promover um melhor desempenho no grau de letramento dos alunos, bem como proporcionar aos demais professores de Língua Portuguesa uma metodologia diversa daquelas apresentadas nos livros didáticos de Língua Portuguesa que possa auxiliá-los em suas aulas. Para a elaboração das atividades no material didático, utilizamos como texto-modelo a narrativa “Uma história de assombração” (CARPANEDA; BRAGANÇA, 2007), e as atividades foram construídas com base nas orientações fornecidas pela Pedagogia com base em Gêneros de Texto evidenciando as estratégias para leitura e escrita estabelecidas pelo Ciclo de Ensino e Aprendizagem proposto pela escola australiana, com foco na terceira fase do projeto denominada Reading to Learn: Preparação para a leitura (Desconstrução), Construção Conjunta e Escrita Individual. Além disso, no que se refere à análise linguística, as questões que constituem o material apresentam relação com as três metafunções - ideacional, interpessoal e textual - de acordo com a perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014). Dessa forma, o material didático é dividido em três módulos que correspondem às etapas do Ciclo de Ensino e Aprendizagem: (1) Preparação para a leitura (Desconstrução); (2) Construção Conjunta; (3) Escrita Individual. Em cada módulo, apresentamos um Plano de Atividades composto pelos dados de identificação da escola, da turma e o período de aplicação das atividades correspondentes a cada etapa. Da mesma forma, destacamos o tema da aula, os passos a serem seguidos para o desenvolvimento das atividades, a metodologia, os recursos utilizados e a avaliação do desempenho dos estudantes nas tarefas propostas. À medida que, no Plano, as atividades (ROSE, 2015) vão sendo apresentadas, inserimos e destacamos vários itens denominados “Instruções ao Professor”, a fim de disponibilizar aos docentes orientações para a aplicação das tarefas. Nossa pretensão é, com o material aqui apresentado, fornecermos subsídios para um trabalho produtivo em sala de aula e também motivarmos o desenvolvimento de novas propostas para o ensino de leitura e escrita do gênero narrativa conforme as estratégias do Ciclo de Ensino e Aprendizagem.por
dc.contributor.advisor1Cabral, Sara Regina Scotta
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9037816308995897por
dc.contributor.referee1Fuzer, Cristiane
dc.contributor.referee2Barbosa, Maria do Rosário da Silva Albuquerque
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3543726044843229por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International