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dc.contributor.advisorPereira, Deividi da Silva
dc.creatorGering, Rafael Parmeggiani
dc.date.accessioned2021-11-19T14:08:23Z
dc.date.available2021-11-19T14:08:23Z
dc.date.issued2019-12-02
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/22863
dc.description.abstractThe need for an efficient transport infrastructure so that economically, Brazil and the state of Rio Grande do Sul, can compete with their competitors, justifies the expansion of their road network. Among the highways that present this need, there is RSC-287, responsible for linking the cities of Santa Maria and region with the capital Porto Alegre and which is part of the RS State concession plan and its duplication is part of the scope of the future dealership. With this in mind, the study aimed to economically identify the best structural alternative for duplication, taking into account a project period of 30 years, and thus determining the influence that the project period has on the financial returns. Thus, road structures were developed through the DNER Method and the MeDiNa program for further economic comparison of the results found. It turned out to be the best alternative for duplicating RSC-287, a 6-year-old Polymer Modified AC highway, receiving reinforcements every 6 years until the project period is completed. In addition, it was found that the implementation of Asphalt Concrete is the most costly stage of the project, representing more than 60% of the direct costs of the work, and it was found that the major responsible for the high cost of this stage are the asphalt binders used. Finally, it can be concluded that, for the assumptions adopted in this study, the DNER Method is outdated because it dimensions structures does not meet the design period.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.titleInfluência do período de projeto sobre o retorno financeiro associado aos custos de implantação de uma rodoviapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationEngenharia Civilpor
dc.description.resumoA necessidade de uma eficiente infraestrutura de transportes para que economicamente, o Brasil e do estado do Rio Grande do Sul, possam competir com seus concorrentes, justifica a ampliação de suas malhas viárias. Dentre as rodovias que apresentam essa necessidade, se encontra a RSC-287, que é responsável por ligar as cidades de Santa Maria e região com a capital Porto Alegre, e que faz parte do plano de concessão do estado do RS sendo sua duplicação parte do escopo da futura concessionária. Tendo isso em vista, o estudo teve como objetivo identificar economicamente a melhor alternativa estrutural para a duplicação, atendendo a um período de projeto de 30 anos, e assim determinando a influência que o período de projeto exerce sobre o retorno financeiro. Dessa forma, desenvolveu-se estruturas de rodovias através do Método do DNER e do programa MeDiNa para posterior comparação econômica dos resultados encontrados. Constatou-se como a melhor alternativa para duplicação da RSC-287, uma rodovia de CA Modificado por Polímero, com 6 anos de vida útil, recebendo reforços de 6 em 6 anos até completar o período de projeto. Além disso, verificou-se que a execução do Concreto Asfáltico é a etapa mais onerosa do projeto, representando mais de 60% dos custos diretos da obra, sendo que, os grandes responsáveis pelo elevado custo desta etapa são os ligantes asfálticos utilizados. Por fim, ainda pode-se concluir que, para as premissas adotadas neste estudo, o Método do DNER encontra-se desatualizado pois dimensiona pavimentos que não atendem ao período de projeto.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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