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dc.contributor.advisorLübeck, André
dc.creatorLauschner, Nícolas Kothe
dc.date.accessioned2021-11-19T14:08:48Z
dc.date.available2021-11-19T14:08:48Z
dc.date.issued2019-12-18
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/22866
dc.description.abstractIn Brazil, it is common practice to use prestressed concrete multi-beam trays in elevated highways, viaducts and bridges. To analyse the multiple concrete beams superstructure, a grid-based structural model is created. Different methods were proposed to analyse the transversal loads distribution in a tray, such as the Fauchart method (1972), which is of simple application. This work aims to apply this method in a bridge tray, using the Ftool software, and to compare its results with the LIP TQS comercial software. The bridge tray studied in this work is composed of a 20 centimeters slab, a 16.20 meter transverse span, a 40 meter longitudinal span, seven 2 meter high longitudinal girders and two tranverse girders. Initially, the concrete and the geometric properties of each longitudinal girders were calculated. The Fauchart method (1972) was applied using the Ftool software to determine the influence lines of each girder. With the influence lines the was train type was applied as determined by the ABNT NBR 7188 (2013). This way, the maximum shear force and shear strength of each longitudinal girder were determined in the ULS and the results were compared with the LIP TQS software, obtaining good accordance.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMétodo de Fauchartpor
dc.subjectTabuleiro de pontepor
dc.subjectLinha de influênciapor
dc.subjectFauchart methodeng
dc.subjectBridge trayeng
dc.subjectInfluence lineeng
dc.titleAplicação do método de Fauchart para obtenção dos carregamentos em longarinas de pontes de múltiplas vigaspor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationEngenharia Civilpor
dc.description.resumoNo Brasil é comum o uso de tabuleiros de vigas múltiplas de concreto protendido em elevados, viadutos e pontes. Para analisar a superestrutura de múltiplo vigamento de concreto é criado um modelo estrutural em grelha. Diferentes métodos foram propostos para analisar a distribuição transversal de carregamentos em um tabuleiro, entre eles, o método de Fauchart (1972) o qual é de simples aplicação. O presente trabalho busca aplica-lo em um tabuleiro de ponte, com o auxílio do software Ftool, e comparar seus resultados com o software comercial LIP TQS. O tabuleiro de ponte que serviu de estudo para esse trabalho é formado por uma laje de 20 centímetros, um vão transversal de 16,20 metros, um vão longitudinal de 40 metros, sete vigas longarinas com altura de 2,00 metros e duas vigas transversinas. Inicialmente foram calculadas as propriedades do concreto e as propriedades geométricas de cada viga longarina. Assim, foi aplicado o método de Fauchart (1972) com o auxílio do software Ftool, para determinar as linhas de influência de cada viga. Com as linhas de influência, foi aplicado o trem-tipo determinado de acordo com a norma ABNT NBR 7188 (2013). Com isso, foram determinados os máximos momentos fletores e esforços cortantes de cada viga longarina no ELU e os resultados foram comparados com o software LIP TQS obtendo boa concordância.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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