Em olhares: empoderamento do eu que esteve em silenciamento
Resumo
O presente trabalho é a visão do eu, do todo, do corpo-espaço negro em um
longo processo da minha (des)construção hoje enquanto mulher, mulher negra,
mulher negra acadêmica, mulher negra artista, mulher negra dançarina na
finalização da realização de um sonho de criança: ser profissional/graduada na
área da Dança. O processo que aconteceu ao longo do ano de 2019, nas
disciplinas de Laboratório de Técnica, Criação e Performance em Dança I e II,
compõe, juntamente com o processo individual dos demais alunos das
disciplinas, a obra coletiva intitulada Manada. No desenvolvimento desse
processo, ao visualizar tanto a realidade, o reflexo social que por vezes ficou
dentro de mim em processo de negação, fez-me encontrar com a visualização
de raízes, troncos, galhos, folhas, flores e frutos em uma árvore repleta de
prisões, assassinatos, solidões, preconceitos, opressões, dores do racismo que
me silenciaram e me paralisaram. Mas também fazendo com que eu me
encontrasse e erguesse sobre as lidas letras, palavras, linhas, folhas de Amanda
Silveira, Grada Kilomba e bell hooks. Três mulheres negras empoderadas,
mobilizadas como principais referências desse Trabalho de Conclusão de Curso,
que com suas escritas me ajudaram a ter pernas para chegar na finalização
desse doloroso processo de (re)descobreta de mim, da bunda grande, do
quadril largo, da curva acentuada de lordose, da barriga nada “tanquinho”, dos
beiços grandes e carnudos, do nariz grande e de “batata”, dos cabelos crespos
e em Black Power herdado dos meu ancestrais. Este texto é a minha escrita,
final, contando a história desse processo o qual desejo não parar por aqui e
também desejo fazer força junto de outras muitas mulheres negras que estão
a erguer suas vozes.